Case BMW: 4 maneiras que a marca inovou na venda de carros pela Internet.

Em 2021, a BMW foi um case de sucesso no mercado automotivo quando o assunto é marketing digital. 

Isso se deve à dedicação da marca em melhorar sua presença digital e ampliar seu mercado. 

Por isso, separei 4 formas que a BMW inovou no mercado automotivo usando o marketing digital!

1. Estratégia no TikTok

@bmwdobrasil

O BMW M3 Competition proporciona o prazer de dirigir com o DNA esportivo M. #BMW #BMWM #M3

♬ som original – BMW do Brasil

A BMW foi a primeira marca automotiva a lançar um carro na rede social TikTok no mercado brasileiro. 

Com essa ação, eles alcançaram mais de 250 milhões de audiência entre mídia espontânea, canais próprios e redes sociais. 

A live contou com a apresentadora Renata Fan e o piloto Ingo Hoffmann, o maior vencedor da Stock Car de todos os tempos e Embaixador da BMW no Brasil

Além disso, desde de Junho de 2021 é possível iniciar a compra de um carro diretamente pelo TikTok. 

Dois modelos esportivos estão disponíveis para a compra pela rede social, o BMW 430i Cabrio M Sport e o BMW M440i Coupé com os preços sugeridos em R$ 483.950 e R$ 604.950, respectivamente. 

Para fazer a compra o usuário tem que preencher um pequeno formulário indicando seu interesse e em seguida a concessionária mais próxima será avisada para entrar em contato com o possível comprador. 

O head de marketing da empresa, Jorge Júnior comentou essa estratégia de usar o TikTok em uma entrevista ao site Exame

“Acredito muito no formato multimeios. Dá para comprar pelo TikTok? Não. Mas podemos coordenar a jornada para que o cliente faça uma proposta e entre em contato com a nossa rede. O consumo mudou muito rápido e a gente busca cada vez mais formas de inovar. Então, lançar mão dessa rede social não é só pelas vendas, mas para fazer diferente”

2. Edição limitada

A BMW também realizou um lançamento no e-commerce de luxo Farfetch. Normalmente essa empresa de comércio eletrônico vende apenas roupas e sapatos de marca. 

A ação de lançamento da edição limitada BMW X7 Shadow Edition, vendeu todas as seis unidades com o valor unitário de R$1.095.950 em apenas 5 dias.

Como recompensa para os clientes que fizeram a compra do modelo edição limitada, a Farfetch disponibilizou R$ 7 mil em créditos no site.

“Oferecer produtos exclusivos para nossos clientes é um dos nossos principais objetivos como marca e ao viabilizarmos uma parceria inédita com a BMW para a venda do modelo X7 Dark Shadow Edition com uma quantidade de produtos muito exclusiva, colocamos em prática tudo o que acreditamos em termos de tecnologia e inovação”, conta Daniel Funis, VP da FARFETCH na América Latina. 

Essa iniciativa recebeu o prêmio Transformação Digital no Setor Automotivo, entregue pela Automotive Business em novembro de 2021. 

3. Novos canais de venda.

Página de vendas da BMW do Mercado Livre.

Já pensou em vender um carro pelo Instagram, Amazon? Pelo Mercado Livre talvez? Pois a BMW pensou e realizou em 2021. 

Em entrevista para a Automotive Business, head de marketing & CRM da BMW do Brasil, Jorge Junior, comentou sobre a abertura dos novos canais de venda: 

“Para apoiar os times e abrir novos pontos de contato, habilitamos os canais de vendas no Instagram, e Facebook Shopping, fomos os primeiros a usar o Mercado Livre (para venda de seminovos com garantia de fábricas em nossa loja virtual) e ainda criamos ações como pré-venda exclusiva de edições especiais de nossos produtos pela Farfetch, além de marketplace na Amazon e outros. O digital está ali para sempre ajudar o cliente a entrar em contato com o melhor vendedor de nossa rede.” 

4. Lançamento na Twitch 

A marca apresentou sua nova SUV elétrica iX e iniciou a pré-venda do novo modelo no canal da Twitch do jogador profissional Bruno Nobru, streamer eleito “Personalidade do Ano de 2021 pelo Esports Awards”, que apresentou o evento junto com a  jornalista, Cris Amaral.

O carro foi adicionado ao servidor de roleplay Metaverso Complexo, que usa como base o jogo Grand Theft Auto Online. 

Nesse servidor existe uma loja conceito da marca onde foi possível conhecer melhor o SUV e fazer um teste drive. A transmissão já teve mais de 500 mil visualizações na Twitch e apresentou o carro e suas funcionalidades com exclusividade. 

A BMW vem investindo muito em marketing digital e principalmente em se relacionar com um público mais jovem, essa estratégia levou ao patrocínio da equipe paiN Gaming em E-sports. Eles competem em várias modalidades como Free Fire, Heartstone e League Of Legends.

Quando perguntado sobre o público que estão alcançando o head de marketing e CRM da BMW Brasil comentou:

“É impressionante a quantidade de pessoas que dizem ter falado com os sobrinhos a respeito do nosso patrocínio nesse universo virtual. Porque a gente acaba atingido a faixa superjovem, que não consome, mas que leva a opinião para os pais. E essa opinião é decisiva, porque, quando se trata de tecnologia e lifestyle, eles influenciam muito. E o público mais velho cria familiaridade e afeição”


Esse tipo de estratégia demonstra como é importante conhecer bem seu público e investir em ideias que fogem do senso comum, o marketing e a publicidade andam sempre juntos com a inovação e esse case da BMW demonstra isso muito bem! 

Inserir o mercado automotivo no mundo digital oferece muitos desafios, mas cases como esse, nos mostram que é sim possível usar o marketing digital e as plataformas de redes sociais para alavancar suas vendas independente do seu modelo de negócio. 

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A gente se vê na próxima!

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