Consiga mais visitas no seu site: 7 técnicas que vão melhorar seu tráfego.

Nós já conversamos aqui no blog sobre os “5 motivos para sua empresa ter um site”, então já sabemos que ter um site é importantíssimo para qualquer empresa. Ele pode te ajudar a alcançar seus clientes, melhorar a autoridade da sua marca entre outros benefícios que você pode conferir no nosso post completo. Mas hoje eu quero contar para vocês 7 formas de conseguir mais tráfego para seu site. Porque agora que nós sabemos que um site é importante, precisamos trazer as pessoas até ele! 

CALMA, O QUE É O “TRÁFEGO”?

Essa palavra é provavelmente uma das mais usadas no mundo do marketing e dos negócios digitais, mas o significado é bem simples. 

Tráfego é: Tudo o que você recebe de visitas, cliques, visualizações em suas redes sociais, páginas, sites, landing pages, materiais é o que nós podemos chamar de tráfego.

Por exemplo, se você imaginar uma loja física de roupas, o tráfego dessa loja são todas as pessoas que entram, seja para olhar, comprar ou reclamar de alguma coisa. O importante é que as pessoas estão dentro da loja, e o que nós queremos é que a quantidade de pessoas na loja sempre aumente.  

Ou seja, toda e qualquer interação com seu conteúdo, sua marca ou seu site é o que chamamos de tráfego. E o objetivo é sempre aumentar o tráfego levando em consideração o público alvo que queremos atingir. Existem algumas técnicas para fazer com que as pessoas certas achem seu site, e eu separei 7 das melhores estratégias para trazer mais pessoas a ele. 

TODA VISITA CONTA?

SIM, todas as visitas que você recebe no seu site são importantes. 

Mas o que queremos é que seus potenciais clientes encontrem seus serviços e se interessem pela empresa. Então a resposta mais longa para essa pergunta é, DEPENDE.

Mas como assim? 

Simples. Vamos por que você é o dono de uma empresa online de camisetas de bandas de rock. 

Você contrata uma equipe de marketing para gerar tráfego no seu e-commerce e, passa-se 1 mês, sua página está aparecendo muito mais nas buscas, porém suas vendas continuam baixas.

Assim, você investiga e descobre que a equipe que você contratou está tentando vender camisetas sem deixar claro que elas são somente de rock. Ou seja, as pessoas que estão entrando no seu site não sabem que só encontraram um nicho específico de camisetas.

Com isso, seu tráfego aumentou e suas vendas ainda continuam caindo. 

Primeiro precisamos decidir quem é nosso cliente ideal. E a partir dessas informações vamos montar nossa estratégia de tráfego.

Essa é a importância de um direcionamento de público correto e inteligente.

AS 7 TÉCNICAS QUE VÃO TRAZER MAIS TRÁFEGO PARA SEU SITE

Agora que já sabemos quem é nosso cliente, podemos ir direto para lista que vai te ajudar a trazer mais tráfego para seu site ! 

1) Use e abuse do SEO

Como conseguir mais tráfego para seu site? Use e abuse do SEO!

“Search Engine Optimization” ou mais conhecido como “SEO”, é a técnica usada para a otimização de seu conteúdo em motores de busca, ou seja, faz com que sua página apareça antes e mais frequentemente nos sites de busca na medida em que sua técnica melhora.

Existem vários fatores que o Google, por exemplo, usa para determinar quais sites vão aparecer em primeiro nas buscas, mas alguns deles são bem simples e você pode fazer com apenas alguns cliques:

  • Suporte para mobile

O Google AMA sites responsivos. Então tenha certeza que seu site funciona bem em todos os aparelhos. Esse pequeno detalhe já possibilita que o Google te reconheça como um bom site e também melhora a experiência dos usuários que te encontram.

  • Palavras Chave

Essa dica serve para todas as empresas, mas principalmente para e-commerce, porque as palavras chave utilizadas nos produtos e também na descrição dos seus serviços é essencial para o Google. 

Sempre que alguém pesquisar “Camisetas de Rock”, os robôs do Google vão escanear seu site e perceber que você usa essa expressão em vários momentos, o que quer dizer que é uma boa correspondência para a pesquisa.

  • Organização do seu site. 

Ninguém gosta de entrar num site em que as informações ficam escondidas. Muito menos os bots do Google. Então é importante que seu site seja fácil de navegar, tenha divisões claras entre a Home, Serviços, Contato… Isso dá mais informações para o buscador e também deixa evidente que esse site tem um conteúdo organizado. 

Existem várias técnicas de SEO, essas três já são um bom começo para qualquer empresa. Mas a que eu pessoalmente mais gosto é o BLOG, o que me leva a dica 2 dessa lista!  

2) Crie um Blog!

Como conseguir mais tráfego para seu site? Crie um blog!

Blogs são ferramentas que ressuscitaram com o Marketing Digital e provavelmente nunca vão desaparecer da internet. São essenciais para sua estratégia de SEO porque com essas postagens, seu negócio pode usar outras palavras chave e mostrar para os buscadores que você é uma empresa que entende do mercado e responde as dúvidas do seu público através desses posts. 

O blog traz uma grande oportunidade para fidelização de clientes e de criar credibilidade/status para o seu negócio. E provavelmente é uma das formas mais efetivas de trazer mais tráfego para seu site

E para ter os melhores resultados com seu blog é importante você escrever já pensando nas perguntas das pessoas. Uma boa estratégia de produção de conteúdo baseada nas buscas pode trazer muuitas visitas para o seu site

Estar bem ranqueado para uma busca pode trazer milhares de pessoas para o seu site mensalmente. Quando você acerta uma boa palavra-chave e responde uma dúvida que várias pessoas pesquisam no Google, seu tráfego só vai aumentar. 

Além disso, a prática de guest posts é uma técnica muito utilizada nessa categoria, que nada mais é do que escrever algo para páginas parceiras (sempre aproveitando a oportunidade para trazer o leitor para a sua).

Então no caso da nossa empresa imaginária de camisetas, você pode escrever no seu blog sobre os novos lançamentos das bandas, sobre o significado das letras e também das estampas que você vende. 

E no caso de um guest post, você pode escrever uma pequena coluna num site dedicado unicamente à música. Isso vai fazer com que mais pessoas conheçam você e também vai trazer mais visitas ao seu site. 

3) Crie uma Newsletter! 

Como conseguir mais tráfego para seu site? Crie uma Newsletter!

Mesmo depois de anunciarem a morte da Newsletter, ela continua viva e forte. 

E não só por email! Muitas empresas mantêm grupos no WhatsApp ou no Telegram e usam para divulgar promoções e falar sobre novidades. 

Mais do que nunca, manter esse contato é essencial! 

Quando um cliente se inscreve na sua Newsletter ou entra no seu grupo do Whats, ele está interessado nas suas novidades e provavelmente vai clicar nos links que você divulga por lá!

Essa comunicação direta com quem já te conhece é uma ótima ferramenta para conseguir visitas no seu site e também fechar novos negócios! Produzir conteúdo de qualidade desta maneira é muito fácil e eficiente para chegar em mais pessoas interessadas.

Então mantenha contato com os clientes que você já abordou, ou as pessoas que conhecem sua empresa. Com essa técnica você pode aproximar um cliente que ainda não comprou, mas vai acabar se convencendo com os emails e conteúdos que você compartilha com ele. 

4) Invista em Anúncios Pagos

Como conseguir mais tráfego para seu site? Invista em anúncios pagos!

Seu site já existe, você tem produtos e conteúdos de qualidade. Mas nem sempre o tráfego orgânico é suficiente para fazer você chegar mais longe. Na maioria das vezes é preciso uma tração inicial, vinda do tráfego pago, para que as pessoas comecem a achar sua empresa mais facilmente. 

Você pode investir em anúncios em diferentes plataformas, entre elas as redes sociais e o próprio Google. Mas antes de colocar seus anúncios em qualquer lugar lembre-se de quem é seu cliente e o que você quer dizer para ele. Revise bem seu público alvo e suas estratégias de marketing antes de investir. Para ter certeza que as pessoas que vão chegar no seu site têm interesse no seu serviço ou produto. 

Temos esses artigos nossos que explicam sobre formatos pagos de anúncio no Instagram e no Facebook. Vale a pena dar uma conferida!

5) Que tal uma #publi? 

Como conseguir mais tráfego para seu site? Que tal uma #publi?

Esse é um formato bem específico de Anúncio Pago para sua empresa e por isso ganhou um tópico à parte. Fazer parcerias com influenciadores locais pode ser uma ótima escolha quando você precisa divulgar seu produto ou serviço para um público específico que consome esse tipo de conteúdo. Essa exposição da sua marca pode motivar as pessoas a te conhecerem e com isso você tem mais tráfego para seu site.

Claro que essa técnica também precisa estar super alinhada com seu público alvo! Procure influenciadores de menor porte no começo, que sejam o tipo de pessoa que seus clientes assistem e confiem.

Nem sempre esse tipo de parceria vai ser paga, você pode fazer um acordo de “permuta”, quando envia um produto para o influenciador e recebe em troca uma review ou alguns stories mostrando o produto. Ou pode ser a famosa #publi onde um contrato mais formal é necessário para que seu produto seja anunciado nas redes sociais daquela pessoa. 

6) Construa uma comunidade!  

Como conseguir mais tráfego para seu site? Construa uma comunidade!

Todos os itens anteriores desta lista vão fazer com que mais pessoas acessem seu site. Mas também é importante que elas voltem! Esse item se conecta bem com a ideia da Newsletter, o importante é saber que um cliente que já comprou com você, pode estar interessado em voltar ao seu site, ler um novo post ou interagir com suas redes sociais. 

Na nossa loja de camisetas, por exemplo, nós queremos que todas essas pessoas que já compraram com a gente continuem acompanhando nosso trabalho e lançamentos. E para isso é importante interagir e ter um bom relacionamento com os clientes. Então vamos responder nas redes sociais, vamos estimular o feedback e com o tempo esses clientes podem se tornar fiéis à nossa marca. 

Essa comunidade vai fazer com que mais pessoas conheçam sua empresa, as indicações naturais entre clientes podem ser muito valiosas para fechar negócios e também aumentar as visitas. 

7) Seja criativo e analise suas opções!  

Seja criativo e analise suas opções!

Principalmente quando falamos sobre a criação de conteúdo para sua empresa, que pode englobar seu blog, redes sociais e email marketing, é importante que você siga as tendências e também seja criativo na sua forma de comunicar. 

Se você percebeu que o email marketing não é uma boa opção mas que seus clientes adoram os memes que você posta no Twitter, invista no que está funcionando e sempre teste novos formatos e estratégias. 

Esse mercado não tem uma receita milagrosa, cada público funciona de um jeito diferente e o grande desafio é ter a coragem de se aventurar, errar e aprender com cada tentativa. 

Resumindo, estude o mercado, seu público alvo e converse com seus clientes. Se você seguir essas dicas, vai aumentar o tráfego do seu site e provavelmente fechar novos negócios! 

Se quiser continuar acompanhando notícias, análises e tudo sobre marketing, não deixe de nos seguir no instagram (@eskda.mkt) e acompanhar tudo aqui no blog

A gente se vê na próxima! 

Recomendados para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BRPortuguese