Spin Selling: os 4 tipos de perguntas e como usá-las para aumentar a urgência

Você sabia que o Spin Selling é uma técnica que surgiu na década de 80? Pode-se pensar que, por conta disso, essa metodologia já não seja mais tão eficiente e inovadora como antes!

ERRADO

O Spin Selling ainda é uma das melhores estratégias até hoje no mercado de vendas e marketing! 

Por isso, hoje eu preparei uma breve explicação do que é essa técnica e um material exclusivo aqui da ESKDA com 90 perguntas SPIN para você aplicá-la aí na sua empresa!

A venda rotativa é uma metodologia bem conhecida para impulsionar vendas mais complexas. 

Ela inclui 4 tipos de perguntas a serem usadas antes de apresentar seu produto ou serviço, que podem ajudar a determinar as necessidades do cliente em potencial!

As perguntas podem ser de:

  • situação;
  • problema; 
  • implicação;
  • necessidade;

Cada uma delas podem ser usadas em diferentes etapas do processo de vendas dependendo do seu objetivo e das informações que você quer descobrir!

1. PERGUNTAS DE SITUAÇÃO

nós temos uma situação; perguntas de situação;

O primeiro tipo de pergunta é a pergunta de situação. Ela ajuda você a entender o ambiente do seu cliente e como seu produto ou serviço pode se encaixar.

Por exemplo, você pode perguntar: 

  • “Quais são seus processos de vendas atuais?”
  • “Como você mede o sucesso atualmente?” 

Isso ajudará a pintar um quadro para vocês dois de como as coisas são feitas hoje e onde pode haver espaço para melhorias. Você poderá entender melhor o processo de vendas da empresa e como ela funciona!

2. PERGUNTAS DE PROBLEMA

Houston we have a problem; Perguntas de problema

O segundo tipo de pergunta é a pergunta-problema. Isso ajuda a identificar possíveis problemas que seu produto ou serviço pode resolver.

Por exemplo, você pode perguntar: 

  • “Quais são os maiores desafios que você está enfrentando agora?” 
  • “O que te mantém acordado à noite?”

Ao identificar esses problemas, você pode começar a mostrar o valor do seu produto ou serviço em relação a resolvê-los. Essas perguntas podem ser chaves para a qualificação dos seus leads e, consequentemente, a realização das suas vendas!

3. PERGUNTAS DE IMPLICAÇÃO

Bart Simpson soletrando implicação; Perguntas de Implicação

O terceiro tipo de pergunta é a pergunta de implicação. Isso ajuda a entender as consequências potenciais de não resolver um problema.

Por exemplo, você pode perguntar:

  • “O que aconteceria se você não resolvesse esse problema?”
  • “Como esse problema afetaria seus negócios?” 

Ao compreender as implicações de não resolver um problema, você pode novamente aumentar o valor percebido de seu produto ou serviço. É importantíssimo com essas perguntas, encontrar um jeito de mostrar que definitivamente a sua empresa é a solução!

4. PERGUNTAS DE NECESSIDADE DE RECOMPENSA

Eu preciso; Iron Man; Homem de Ferro; Perguntas de Necessidade e Recompensa;

As perguntas de necessidade são o quarto e último tipo de pergunta de venda giratória. Eles ajudam a identificar as motivações pessoais de um indivíduo para resolver um problema.

Por exemplo, você pode perguntar: 

  • “O que alcançar esse objetivo faria por você?”
  • “Como resolver esse problema faria você se sentir?” 

Essas perguntas ajudam a se conectar com o cliente em um nível pessoal e mostram como seu produto ou serviço pode ajudá-lo a atingir seus objetivos!

90 EXEMPLOS DE PERGUNTAS SOBRE SPIN SELLING

Como dito anteriormente, nós fizemos um documento completo com mais de 90 perguntas de SPIN Selling a servir de exemplo para ajudar você a entender o assunto e começar a aplicar o processo o mais rapidamente possível.

Nesse documento você poderá tirar inspiração para perguntas mais adequadas à sua situação ou, até mesmo, já montar a sua estratégia diretamente! O material é gratuito e basta clicar aqui embaixo para baixar ⏬🚀!

Material Gratuito; 90 perguntas Spin Selling

CONCLUSÃO

dinheiro, lula molusco;

Cada uma dessas perguntas pode ajudar a aumentar a urgência de compra em relação ao seu produto ou serviço!

Ao compreender as necessidades e desejos de um cliente, você pode começar a mostrar o valor do que você vende em relação à solução de seus problemas. Isso pode ajudar a gerar vendas mais complexas e aumentar a probabilidade de fechar um negócio.

Este é apenas o começo da discussão sobre dúvidas e vendas. As consultas de vendas são um tópico fascinante que precisa de muito mais pesquisa.

Nós incentivamos você a testar essa prática e dizer aqui nos comentários os resultados que vocês alcançaram com ela! 

Não esqueça de baixar o nosso material, nos seguir nas redes sociais (@eskda.mkt) para conteúdos mais rápidos e continuar acompanhando as nossas postagens aqui no blog!

Ótimas vendas!

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