As 5 forças de Michael Porter: Como usá-las para analisar a concorrência!

As 5 Forças de Michael Porter é uma estratégia que pode ser usada para analisar o ambiente competitivo em que uma empresa opera.

Ele ajuda você a entender como as forças competitivas estão afetando seus negócios e como você pode responder a elas.

Neste post, discutiremos quais são as 5 forças e como usá-las para analisar a concorrência.

AS 5 FORÇAS SÃO:

  1. Ameaça de novos participantes;
  2. Poder de barganha dos clientes;
  3. Poder de barganha dos fornecedores;
  4. Ameaça de produtos ou serviços substitutos;
  5. Rivalidade entre os concorrentes existentes;

A estrutura foi publicada pela primeira vez no livro de Michael Porter, “Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors”, em 1979, e ainda é muito utilizada até os dias de hoje!

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1 – AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES

Essa força refere-se à ameaça de novos concorrentes entrarem no mercado. Novos competidores podem vir de dentro ou de fora da indústria. 

Podem ser empresas existentes que estão se expandindo para um novo mercado ou podem ser empresas completamente novas.

É bom sempre ficar antenado com a movimentação do mercado, das novas competições e como elas podem se diferenciar da sua empresa!

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2 – PODER DE BARGANHA DOS CLIENTES

Essa força refere-se à quantidade de poder que os clientes têm nas negociações com os vendedores. 

Os clientes podem ser consumidores individuais ou empresas. Eles podem negociar preços, termos e condições com os fornecedores.

Isso pode influenciar muito no valor final de um produto! Quanto maior o seu poder de negociação, melhor.

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3 – PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES

Essa força refere-se à quantidade de poder que os fornecedores têm nas negociações com os compradores. 

Fornecedores são empresas que geralmente vendem insumos para outras empresas (B2B). Eles podem negociar preços, termos e condições com os compradores.

Esse poder também influencia bastante no valor final de um produto ou na quantidade de vendas que você poderá ter! É muito importante negociar de maneira inteligente.

4 – AMEAÇA DE PRODUTOS OU SERVIÇOS SUBSTITUTOS

Essa força refere-se à ameaça de os clientes mudarem para um produto ou serviço concorrente. 

Os produtos substitutos podem ser produtos similares dentro da mesma indústria ou indústrias completamente diferentes.

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5 – RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES EXISTENTES

Essa força refere-se à pressão competitiva que as empresas enfrentam de outras empresas do mesmo setor. 

A rivalidade pode ser baseada no preço, na qualidade do produto ou no atendimento ao cliente. Também pode se basear em fatores não relacionados ao preço, como publicidade e reconhecimento da marca.

MAS… COMO EU POSSO COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA?

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Agora que discutimos as 5 forças, vamos ver como usá-las para analisar a concorrência.

Para usar a estrutura, você precisa:

  1.  identificar as principais forças competitivas em seu setor. 
  1. Depois, avaliar o quão forte elas são. Você pode fazer isso considerando cada força individualmente e se perguntando o quão fácil seria para novos entrantes entrarem no seu mercado, quanto poder os compradores têm nas negociações com os vendedores, etc.
  1. Depois de avaliar a força de cada força competitiva, você precisa considerar o ambiente competitivo geral em seu setor. Se as forças competitivas são fracas, então o ambiente competitivo não é muito ameaçador. No entanto, se as forças competitivas são fortes, então o ambiente competitivo é mais ameaçador.

Você pode usar essas informações para desenvolver uma estratégia competitiva. 

Se o ambiente competitivo não for muito ameaçador, você pode querer se concentrar no crescimento ou na participação de mercado. No entanto, se o ambiente competitivo for mais ameaçador, você pode querer se concentrar na lucratividade ou na sobrevivência. 

Não importa qual seja sua estratégia, você precisa monitorar constantemente o ambiente competitivo e ajustar sua estratégia conforme necessário.

CONCLUSÃO

As 5 Forças de Michael Porter são uma estrutura útil para analisar a concorrência em seu setor. Ao entender como cada uma das 5 forças afeta seu negócio, você pode desenvolver uma estratégia competitiva que o ajudará a competir e ter sucesso.

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Até a próxima!

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