De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), o Brasil está em 6° no ranking de países que mais consomem chocolate no mundo!
Seguem mais alguns dos dados desse mercado:
- O país produziu 757 mil toneladas de chocolate em 2020;
- Apesar da pandemia, o consumo de chocolate permanece o mesmo se comparado aos anos anteriores;
- O volume médio de consumo de chocolate por família é de 3,8 kg;
- 88% dos brasileiros compram chocolate para consumo próprio;
- Mulheres lideram o consumo de chocolate com 57%;
Por isso, hoje eu vou falar desse feriadão que é importantíssimo para a indústria alimentícia:
A Páscoa!
Eu separei algumas das melhores campanhas dos últimos anos para mostrar para vocês aqui!
1. CACAU SHOW – COMPRAS ONLINE
Essa campanha foi veiculada em 2021 e é um pouco diferente. Eis o contexto: A pandemia do Covid-19 estava ainda muito forte no Brasil e as políticas públicas ainda incentivavam as pessoas a ficarem dentro de casa!
Com isso, a Cacau Show lançou uma campanha em conjunto com o ator Caio Castro incentivando as compras online e de quebra adicionou um frete grátis na questão! Inteligente, né?
2. GUARANÁ ANTÁRTICA – EXPERIÊNCIA COLABORATIVA
Veiculada em 2021, essa campanha foi muito interessante e criativa pois, obviamente, a marca Guaraná não vende chocolates!
A ideia foi a seguinte: utilizar o perfil popular das redes sociais da empresa para divulgar pequenos negócios caseiros que vendem ovos de páscoa! Tudo isso baseado na alta dos preços dos ovos industrializados e na alta procura de alternativas mais em conta.
Foi uma grande ideia para aumentar a consciência da marca!
3. HERSHEY’S – ENSINAR
Utilizando a mesma estratégia de 2021, agora em 2022, o perfil no instagram (@hersheysprofessionalbr) segue dando dicas de como fazer o seu próprio ovo de páscoa, sendo para aproveitar o feriado para fazer um dinheirinho extra ou para não precisar gastar muito dinheiro na data!
Tudo isso, é claro, promovendo a marca de chocolates profissionais da Hershey’s!
4. CACAU SHOW – NÃO QUERO CRESCER
Essa campanha é desse ano (2022) e traz um conceito muito legal que são as memórias de infância e da vontade de voltar a ser criança.
A proposta aproveita para promover a nova linha de ovos de páscoa “infantis” da marca, eles são inspirados em várias séries da Netflix!
5. LACTA – MEMÓRIAS
Essa campanha também é do ano de 2022 e fecha com chave de ouro a nossa seleção!
Inspirada na história real do menino Joaquim e do Vô Juan que sofre de lapsos de memória enquanto joga xadrez com o neto, a Lacta utiliza o fato para transformar as peças do jogo em chocolate (branco e preto) pois o avô não se lembra onde colocou ele as colocou!
“Nesta Páscoa, pequenos quadradinhos podem construir grandes memórias.”
BÔNUS: TERRA ZOO – ADOÇÃO
A Terra Zoo é um comércio do setor animal, que vende acessórios pet, utilitários da agropecuária e fazenda. Em 2021, eles fizeram uma campanha de Páscoa um pouco diferente!
Eles substituíram o coelhinho, animal símbolo do feriado, por fotos de animais disponíveis para adoção! A campanha chamou a atenção de muita gente e fez um grande sucesso.
CONCLUSÃO
Essa foi a seleção de algumas das campanhas muito criativas dos anos de 2021 e 22! Comente aí embaixo o que você achou delas!
Lá no nosso perfil do instagram, nós demos algumas dicas para a sua empresa, que não é do setor alimentício, aproveitar o feriado do mesmo jeito! O post é esse aqui ◀◀
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