5 fórmulas invencíveis para utilizar em e-mails frios!

PRIMEIRAMENTE, O QUE SÃO E-MAILS FRIOS?

E-mails frios são e-mails que você envia para um destinatário desconhecido. 

Eles são chamados de “frios” porque você não tem um relacionamento com o receptor e, portanto, precisa de um bom e-mail para chamar a atenção dele. 

É por isso que e-mails frios podem ser difíceis – você precisa motivar o destinatário a abrir e ler o seu e-mail, mesmo que ele nunca tenha ouvido falar de você antes. 

Por isso, você precisa ter em mente isso:

incentive o destinatário a abrir o e-mail: o assunto e o primeiro parágrafo devem despertar a curiosidade do destinatário;

seja direto: evite e-mails longos e cheios de floreios; vá direto ao ponto, evite palavras sofisticadas e opte pelas de fácil entendimento; estruture seu e-mail de forma que as frases-chave fiquem em destaque e a leitura mais fluida;

Baseado nesses fatores, eu separei 5 fórmulas inesquecíveis para melhorar o copy dos seus e-mails!

Frio Gif e-mails frios

1. MODELO AIDA

AIDA é um modelo de escrita que é frequentemente usado em publicidade e marketing. 

Significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

O objetivo do AIDA é chamar a atenção do público-alvo, gerar interesse no produto ou serviço anunciado, criar desejo pelo produto ou serviço e motivar o público-alvo a agir, nesta ordem.

A AIDA é uma maneira simples, mas eficaz, de estruturar uma escrita persuasiva. 

Ao seguir esse modelo, os redatores podem garantir que sua mensagem seja clara e concisa e que fale diretamente com as necessidades de seu público.

O modelo AIDA pode ser visto também, como um guia em vez de um modelo rígido. Ele pode ser útil para pensar em cada etapa separadamente na jornada em direção a uma venda!

Fórmula AIDA; ESKDA

Exemplo:

Você está cansado de não bater metas?? (ATENÇÃO)

O e-commerce cresceu 21% e faturou 161 bilhões de reais em 2021 mas… (INTERESSE)

… por que você, especificamente, não consegue vender? (INTERESSE)

Pois bem, a ESKDA é uma agência de marketing que pode diagnosticar e resolver esse problema! (DESEJO)

Se você quiser saber como, basta responder esta mensagem ou entrar em contato neste número (xx) xxxxx-xxxx para marcarmos uma consultoria! (AÇÃO)

Att,
XXXX.

2. FÓRMULA QVC

A fórmula QVC é sigla para:

  • Question (questão)
  • Value Proposition (proposta de valor)
  • Call to Action (chamada para ação).

A ideia por trás do QVC é primeiro capturar a atenção do leitor fazendo uma pergunta que seja relevante para suas necessidades. 

Em seguida, você precisa declarar claramente a proposta de valor do seu produto ou serviço: O que isso fará pelo cliente? 

Por fim, você precisa incluir uma chamada à ação, informando ao leitor o que ele precisa fazer a seguir para aproveitar sua oferta. 

Quando usado corretamente, o QVC pode ser uma fórmula eficaz para escrever textos que convertem muito bem e chamem a atenção inicial necessária para levar o lead a abrir o seu e-mail!

Exemplo:

Você sabia que metade de todas as buscas locais na internet são realizadas em dispositivos móveis? (QUESTÃO)

A ESKDA têm uma equipe especializada em vários ramos do marketing digital que podem ajudá-lo a otimizar todo o seu site para a melhor experiência mobile e desktop! (PROPOSTA DE VALOR)

Não passe vergonha com um site que não consegue proporcionar o melhor em todas as plataformas… 

Entre em contato conosco por esse número (xx) xxxxx-xxxx ou apenas responda esse e-mail para ir para o próximo andar!

3. PROPOSTA BAB

Esse modelo é baseado na mecânica de prova social. A prova social é uma maneira interessante de gerar credibilidade e confiança no seu potencial cliente!

Utilizando estratégias como “antes e depois”, construção de imagem e depoimentos, a prova social pode fazer toda a diferença. 

Nesse caso, a fórmula BAB utiliza o “antes e depois” como tática de convencimento:

1. BEFORE (antes): apresente o problema de quem receberá o e-mail; exiba a situação ruim em que seu potencial cliente se apresenta;

2. AFTER (depois): mostre o problema resolvido; o quanto seria bom se a situação fosse tratada;

3. BRIDGE (ponte): descreva como o seu produto/serviço pode resolver o problema do lead e os levar à situação “depois”.

Assim, com esse modelo, você apresentará uma proposta a partir de uma prova social que tem chances muito maiores de convencer o seu cliente!

Exemplo:

Às vezes bater as metas de vendas pode ficar complicado! A qualificação de leads, o público-alvo ou a estratégia do time de vendas podem apresentar falhas… (ANTES)

Já pensou em poder monitorar tudo isso, detectar falhas de maneira automatizada, simples e eficiente? (DEPOIS)

É simples, uma ferramenta de CRM como a nossa faz tudo isso em um piscar de olhos! (PONTE)

Confira o que podemos oferecer para você aqui! (CTA*)

*Nunca esqueça de colocar uma CTA (call to action ou chamada para ação) em seus e-mails, caso contrário sua mensagem não será clara e não mostrará exatamente o que o seu lead precisa fazer!

4. MODELO PPP

Esse modelo parte da premissa de que todo mundo se sente mais feliz ao receber um elogio! A fórmula PPP, traz uma estrutura que se baseia em três fatores:

  1. PLEASURE (prazer ou elogio): O princípio do prazer é apelar para os sentidos e emoções do leitor. Comece elogiando, fale alguma conquista notória e o parabenize!
  1. PROMISE (promessa ou visualização): Ajude o cliente em potencial a visualizar o seu produto e como ele pode ajudar a empresa a conquistar mais!
  1. PUSH (Empurre ou impulso): Você precisa empurrá-los para agir, dando-lhes um forte apelo à ação. Seja claro e conciso, o que exatamente o cliente precisa fazer para dar o próximo passo?

Ao usar a fórmula PPP, você pode criar uma cópia altamente persuasiva que é difícil para seus leitores resistirem.

Exemplo:

Olá XXXX,

Vi que vocês estão começando a aumentar a sua presença digital nas redes sociais! Parabéns, nós estamos percebendo que esse esforço está gerando resultados… (ELOGIO)

Acredito que todo esse planejamento está demandando muito tempo de você e da sua equipe.

A ESKDA oferece um serviço completo de:

– gestão de redes sociais;
– gestão e construção de site;
– planejamento e compra de mídia;

Tudo isso baseado nos melhores interesses da sua empresa! 

Nós fazemos um diagnóstico completo e identificamos falhas que podemos solucionar em um piscar de olhos! (PROMESSA/VISUALIZAÇÃO)

Se estiver interessado, entre em contato conosco por esse número (xx) xxxxx-xxxx para conversarmos sobre!

Att,
XXXXXX.

5. DICA BYAF

Essa é uma das fórmulas de redação que é surpreendentemente muito eficaz e MUITO simples!

A BYAF (But You Are Free), ou “Mas você é livre” em tradução direta é uma fórmula que funciona apresentando primeiro um problema que o leitor pode estar enfrentando e, em seguida, oferecendo uma “solução sem compromisso”. 

Tudo o que você precisa fazer com essa fórmula é colocar, em algum momento do texto, a frase “mas você é livre”.

A fórmula BYAF é uma maneira eficaz de vender um produto ou serviço, aproveitando o medo do leitor de perder. 

Ao oferecer uma solução essencialmente livre de riscos, você pode aumentar a probabilidade de o leitor agir.

Essa dica funciona muito bem, especialmente se combinada com qualquer uma das fórmulas apresentadas anteriormente neste post!

Exemplo:

Olá xxxx,

Observamos que sua empresa está tendo dificuldades para se colocar no mercado!

A ESKDA pode te ajudar em TUDO… Nós podemos nos tornar o time inteiro de marketing do seu negócio!

Com uma equipe especializada, a ESKDA oferece uma grande janela de serviços que cobrem todos os setores necessários para levar sua empresa para o próximo andar…

Se você não tiver interesse ou ainda não está pronto para dar esse passo, não se preocupe! (MAS VOCÊ É LIVRE)

Basta responder esse e-mail a qualquer momento que estaremos prontos para te ajudar!

Att,
Equipe ESKDA.

BÔNUS: +5 FÓRMULAS PARA E-MAILS FRIOS!

Se você quiser conferir o material em que nós nos baseamos para fazer esse post e aprender mais 5 fórmulas que têm lá, esse aqui é o link

A plataforma snov.io é uma ferramenta de CRM que pode ajudar bastante a sua empresa! Vale à pena dar uma olhada!

Se você quiser consumir mais conteúdos como esse, continue no nosso blog!

Além disso, temos uma página no nosso site com vários materiais como os que indicamos acima, é só clicar aqui para conhecer!

Por fim, dê uma olhada nas nossas redes sociais (@eskda.mkt) para conteúdos mais rápidos e igualmente interessantes! 🚀📈

Recomendados para você:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEnglish