Marketing 5.0: descubra como ele pode melhorar suas vendas!

Se você trabalha com marketing, provavelmente já ouviu falar em Marketing 5.0.

Philip Kotler introduziu o conceito pela primeira vez em seu livro, no ano de 2016.

O Marketing 5.0 é uma nova forma de pensar o marketing que leva em conta as mudanças ocorridas no mundo desde o advento da internet.

Neste blogpost, discutiremos o que é Marketing 5.0 e como ele afeta o seu negócio!

UM POUCO SOBRE O CONCEITO

O Marketing 5.0 tem tudo a ver com a criação de valor para os clientes. 

Kotler acredita que o antigo modelo de marketing, que se baseava na ideia de vender produtos e serviços aos clientes, não é mais eficaz.

Em vez disso, ele argumenta que as empresas precisam se concentrar na criação de experiências e relacionamentos que agreguem valor à vida de seus clientes.

Em outras palavras, o marketing deve ser para melhorar a vida das pessoas, não apenas para fazer vendas.

Ao mesmo tempo, promover a sustentabilidade com a ajuda na inovação, tecnologia e interação com os clientes também é essencial nesse conceito!

Baseado nessa ideia, Kotler propõe 5 (por isso 5.0) pilares essenciais que representam o termo:

  • Marketing Baseado em Dados
  • Marketing Preditivo
  • Marketing Contextual
  • Marketing Aumentado
  • Marketing Ágil
Simpsons marketing avançado

1. MARKETING BASEADO EM DADOS

Pode ser chamado também de “data-driven marketing” e é baseado na estratégia de administração de dados!

Em outras palavras, esse tipo de marketing se aproveita do campo da coleta e análise de dados para aumentar a performance de uma empresa como um todo.

Utilizar uma ferramenta de CRM, por exemplo, pode trazer muitos benefícios:

  • Aumentar a assertividade e eficiência dos times;
  • Diminuir o Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
  • Diminuir a carga de retrabalho;
  • Melhorar organização da empresa como um todo;

2. MARKETING PREDITIVO

Ou “predictive marketing” se revela como uma técnica de previsão de resultados com base em dados prévios coletados em experiências parecidas!

Assim sendo, esse conceito toma como base utilizar campanhas prévias de uma empresa que fizeram sucesso e construir um modelo parecido para o futuro.

Também, é considerado a situação e receptividade do mercado atual e como ele pode afetar positivamente ou negativamente um lançamento.

Com isso, as chances dessa campanha dar certo é bem mais alta do que desenvolver uma completamente do zero…

simpsons dados

3. MARKETING CONTEXTUAL

Como o nome já diz, baseado no contexto, esse tipo de estratégia prevê as melhores horas de falar com seus leads para que o mesmo seja atingido mais eficientemente pela sua campanha!

Dentro do Marketing 5.0, esse é um dos pilares muito importantes pois, por meio dele, é utilizado tecnologias e automações para melhorar a experiência do usuário como um todo!

É muito comum, neste cenário, a criação de perfis automatizados que oferecem experiências personalizadas para cada tipo de usuário, ou seja:

Para cada tipo de comportamento, é apresentada uma estratégia diferente e mais eficiente!

Além disso, é utilizado, para coleta de dados, a mecânica de gatilhos e respostas, que dispara diferentes tipos de abordagem e coleta as diferentes respostas provocadas por eles. 

Assim, é fácil identificar diferentes perfis e comportamentos e o que mais funciona com cada um deles…

4. MARKETING AUMENTADO

Também conhecido como “augmented marketing” é um conceito baseado em utilizar a tecnologia para melhorar a experiência tanto do consumidor quanto do próprio funcionário!

Existem inúmeras maneiras de aplicar essa estratégia na sua empresa, por meio de algumas ferramentas disponíveis online:

  • Chatbots e assistentes virtuais;
  • Mensagens automáticas;
  • Plataformas de cadastro e autoatendimento;
  • Ferramentas de automação;
  • QRcodes e aplicativos mobile;
  • Realidade virtual e ambientes online;
  • Ferramentas de acessibilidade (libras online, transcrição e textos alternativos);
simpsons marketing aumentado

5. MARKETING ÁGIL

Como o nome diz, esse pilar se constitui a partir da metodologia ágil de organização!

A metodologia ágil é um método de desenvolvimento de software que foi introduzido com o objetivo de melhorar a eficiência do processo de desenvolvimento. 

Ela é baseada em um conjunto de princípios que são projetados para tornar o processo mais eficiente, enfatizando a importância da colaboração e da comunicação entre os membros da equipe!

Essa metodologia funciona como um ciclo e, ao mesmo tempo, trabalha com serviços divididos em etapas.

Por exemplo, quando é necessário desenvolver um programa pela metodologia ágil, o primeiro passo sempre será entender o que será necessário para a construção do projeto e o que será esperado dele, ou seja, o que ele precisa solucionar.

O segundo passo é o planejamento, visando maximizar a produtividade, dividir as funções entre as equipes e delegar tarefas.

O terceiro passo fica no desenvolvimento do projeto, sempre olhando para a perspectiva colaborativa de equipes.

O quarto passo é essencial para a metodologia: a testagem e feedback. Durante o desenvolvimento do projeto é imperativo que ele já seja testado e analisado para possíveis problemas!

O quinto e último passo é a revisão e monitoramento das etapas já cumpridas! Com isso, é possível identificar falhas e se certificar de que tudo estará funcionando na hora de realmente colocar o projeto em prática…

OBS: Essa metodologia funciona pois esse ciclo de passos acontece em cada etapa do projeto, ou seja, ela não se delimita apenas na perspectiva completa do trabalho mas em cada pequena tarefa que existe ao decorrer do projeto!

CONCLUSÃO

Os 5 pilares do marketing 5.0 são importantíssimos para melhorar a relação da sua empresa com o seu cliente!

Ao aplicar o mínimo de cada um deles no seu negócio, você poderá ver melhoras significantes em todos os aspectos da sua empresa… basta se dedicar e utilizar o melhor das ferramentas e tecnologias disponíveis nos dias atuais!

OBS: não se esqueça de continuar lendo sobre os assuntos aqui no nosso blog e seguir a ESKDA nas redes sociais (@eskda.mkt) para conteúdos mais rápidos!

Bons negócios!

simpsons moto sucesso

Recomendados para você:

en_USEnglish