Principais programas de fidelização: o que são, benefícios e como funcionam

Quando fechamos uma venda ou iniciamos uma jornada de compra, nem sempre temos uma boa experiência ou não temos motivos para continuar comprando com aquela marca.

Esse é só mais um dos obstáculos que uma empresa precisa enfrentar: a fidelização e retenção de clientes.

Por isso eu preparei esse post. Nele, você poderá aprender isso:

O QUE SÃO E PRA QUE SERVEM OS PROGRAMAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES?

Programas de fidelização e retenção de clientes

Os programas de fidelização de clientes servem para fazer com que seus consumidores voltem a comprar na sua marca. É como o nome já diz, fidelizar.

A melhor frase que se pode ouvir da boca de uma pessoa é “eu só compro da marca X”, é nesse momento que você sabe que fez um bom trabalho!

A construção de marca, a mensagem que a sua empresa transmite, a qualidade do seu produto e a facilidade de adquirir são fatores importantíssimos e decisivos na fidelização do seu cliente.

Porém, às vezes um programa de fidelização pode fazer toda a diferença!

Quem não é o brasileiro que não gosta de um descontinho? Ou de se sentir exclusivo? Talvez de ganhar brindes?

A base de um programa de fidelização é isso!

Oferecer um motivo para que o seu cliente deva continuar com VOCÊ.

Alguns benefícios são:

  • Aumento nas vendas
  • Fidelização/retenção de clientes
  • Clientes fidelizados fazem propaganda de graça!
  • O custo de fidelização é menor do que o de aquisição de clientes
  • Oferecem leads extremamente qualificados para promoções e campanhas

QUAIS SÃO OS PROGRAMAS MAIS EFICIENTES?

Programas de fidelização eficientes

E na hora de fazer um programa de fidelização, quais são os mais adequados para a sua situação?

Existem vários jeitos de reter um cliente. Cada um funciona melhor em diferentes cenários, dependendo do seu objetivo, da jornada de compra de cada um e do tipo de serviço que você oferece na sua empresa.

1. Programa de Pontos

Este é o mais utilizado e mais famoso programa de fidelização. 

Ele é baseado em ganhar brindes, descontos, produtos em troca de uma certa pontuação adquirida.

A maioria dos bancos, ou bandeiras de cartão de crédito utilizam esse método.

O Nubank por exemplo, te dá 1 ponto para cada 1 real gasto com o cartão de crédito deles. Esses pontos podem ser trocados por abate no valor da fatura seguinte, passagens de avião, assim por diante.

Esse tipo de programa funciona melhor para empresas que necessitam de vendas rápidas: varejo, e-commerce, mercados etc.

2. Níveis

Esse programa não é muito utilizado, porém é bem efetivo.

O sistema é simples: quanto mais você compra com a empresa, maior o seu nível vai ficando e mais benefícios você vai desbloqueando.

O site Mercado Livre funciona assim. A sua conta vai ganhando níveis que te proporcionam benefícios exclusivos na categoria que você se encaixa. A empresa oferece descontos em assinaturas de serviços de streaming, frete grátis em produtos selecionados, ofertas exclusivas e assim por diante.

Esse tipo de estratégia também é muito boa para quem precisa de vendas a curto prazo.

3. VIP

Esse tipo de serviço envolve o consumidor pagar (na maioria das vezes) para ser exclusivo, ou seja, algum tipo de cadastro/assinatura que dá acesso a benefícios VIP.

O Ifood oferece essa opção. Com o clube ifood, você paga uma assinatura com um valor específico para receber cupons de desconto na compra de alimentos.

O supermercado Condor é parecido. O Clube Condor é gratuito e só necessita da realização de um cadastro. Com ele, você ganha descontos exclusivos e cashback por comprar produtos em sua rede.

4. Exclusividade

Embora muito parecido com o anterior, esse programa sugere exclusividade sem cobrar nada do cliente (além do produto obviamente). 

Ele envolve serviços exclusivos em troca de adquirir um produto.

Um bom exemplo desse tipo de modelo de programa é os benefícios que certas bandeiras de cartão dão em voos aéreos como salas de espera; áreas exclusivas em aeroportos, acesso gratuito em clubes de esportes, entre outros.

O cartão ultravioleta do Nubank é assim: você pode escolher o nome que fica no cartão, tem garantias estendidas nas compras feitas pelo cartão, cashback, entre outros.

Exclusividade; Tudo deu certo!; Funciona!

5. Parcerias

As parcerias com outras empresas é uma ótima maneira de fidelizar um cliente.

Oferecer benefícios pode ser a chave que faça com que a pessoa escolha a sua empresa em vez da concorrência.

O Gympass, empresa que oferece pacotes mais baratos em academias de todo o Brasil, funciona assim. O serviço conta com diversos planos que dão acesso a diversos aplicativos pagos, gratuitamente, desde saúde, nutrição e até meditação.

6. Gamification

Um jeito criativo de oferecer descontos, brindes e reter seus clientes é criar um joguinho interessante que o objetivo final é conquistar alguma desses benefícios.

Com isso, você além de engajar seus consumidores, faz com que eles passem mais tempo em sua plataforma.

O Shopee é um ótimo exemplo. Em seu aplicativo existem vários jogos simples para que seus consumidores ganhem cupons de frete grátis, descontos, moedas que podem ser trocadas por descontos, entre outros.

7. Benefícios por compra

Esse tipo de programa atrai a atenção de muita gente: oferecer recompensas a cada compra.

Essa modalidade é muito interessante pois o cliente geralmente sai feliz pois acha que sempre ganha algo a mais quando realiza alguma compra em seu negócio.

A tendência é que essa pessoa volte justamente por isso, pois talvez a concorrência não faça o mesmo.

8. Cashback

Muito famoso e utilizado atualmente.

Consiste em simplesmente “devolver” uma parcela do dinheiro realizado na compra.

O PicPay faz isso com categoria. Quando um cliente cumpre as regras da promoção, ele ganha um dinheiro de volta que pode ser utilizado para pagar outras pessoas, realizar outras compras, entre outros. O importante é que o dinheiro ainda continua circulando pela plataforma.

Chuva de dinheiroç Cashback

9. Sorteios e campanhas

Existem muitas empresas que optam por essa estratégia: oferecer esperança e/ou de oportunidades mais exclusivas.

Como assim?

Na Portobello, virando um parceiro black, você tem a oportunidade de ganhar viagens internacionais ou até participar da criação de um novo produto.

Na Huawei, virando parceiro Gold, você ganha acesso a equipes técnicas e treinamentos, auxílios para showroom e eventos, entre outros benefícios. 

10. Rebate

Estratégia muito parecida com a dinâmica do CashBack porém exige um pouco mais do cliente.

O rebate consiste em devolver uma parcela do dinheiro da compra na circunstância em que o cliente cumpra uma regra exigida.

Essa dinâmica é muito conhecida nas garrafinhas retornáveis de refrigerantes. Nada impede de o cliente comprar a garrafa e não retorná-la ao mercado, porém, se esse produto voltar ao mercado, ele te garante o preço mais barato, na mesma medida em que a empresa vende mais.

BÔNUS: PROGRAMAS DE INDICAÇÃO

Você confiaria mais na indicação de um vendedor, que ganha comissão por venda e está fazendo o seu trabalho, ou no aconselhamento de um amigo?

Não sei você, mas eu me sentiria tentada a seguir o conselho de um amigo.

O programa de indicação funciona justamente por isso. Ele usa essa abertura e confiança maior entre pessoas que se conhecem para promover a sua empresa.

Esse programa geralmente se apresenta em forma de benefícios para ambas as partes, a que indicou e a que foi indicada e é muito comum serem vistas em aplicativos de delivery e vendas e-commerce.

Empresas como Ifood, Uber (de transporte e comida), 99pop, Zee.Now, entre outras, geralmente oferecem um link, ou código de desconto do próprio cliente com o objetivo de que o mesmo indique a amigos, conhecidos ou a quem quiser.

Com isso, o cliente ganha benefícios pela quantidade de vezes que esse código é usado e a pessoa que usar, ganha descontos geralmente ao realizar a primeira compra.

Ou seja, todos saem ganhando, especialmente a empresa.

Programa de indicação e afiliados

CONCLUSÃO

Os programas de fidelidade são sim uma ótima oportunidade para ajudar a sua empresa.

Basta então, decidir qual a melhor opção para cada caso e aplicá-las de maneira eficiente.

Ficou alguma dúvida? Têm algum assunto que você gostaria que a gente falasse aqui?

Conta para a gente lá nas redes sociais (@eskda.mkt) e continue nos acompanhando aqui no nosso blog!

Recomendados para você:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEnglish