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Uma estatística bastante interessante, é que 50% das buscas realizadas diariamente são referente aos locais, seja procurando um endereço, estabelecimento, ou alguma informação. Outro ponto para levarmos em consideração é que 98% das pessoas procuram informações sobre o tipo de negócio, então se alguém deseja saber algo sobre um negócio que é local, quase 100% fazem essa pesquisa antes de ir até o lugar e verificam os comentários, rating ou localização.

Vamos falar nesse post sobre o Google Meu Negócio, uma ferramenta totalmente ligada á esse tipo de pesquisa! Leia abaixo:

Como funciona o Google Meu Negócio?

No começo, o Google somente realizava a leitura e indexação dos sites em seu banco de dados. Para qualquer usuário que buscava algum item, ele listava os resultados favoráveis. Com a chegada do Google Maps, cada vez mais as pessoas tiveram acesso a mapas, e assim, começaram a explorar o que havia nos lugares próximos a elas.
 

Passado o tempo, os resultados locais disponíveis naquela região, começaram a aparecer, por exemplo: se estivesse procurando “agência de publicidade”, baseado nos dados capturados de sites presentes na internet, o Google realizava a exibição. 

Veio então a chegada do Google Meu Negócio, que deu a possibilidade de fazer o cadastro do seu negócio local! 

Assim quando alguma pessoa fizesse uma busca, automaticamente recebia a informação do Google Maps, porém os dados também apareciam dentro dos resultados de busca do Google. 

Foi assim que foi possível ver a integração entre os resultados do Google Maps e os de busca. Essa foi uma das maiores interseções entre imagens, vídeos, mapas e shopping que conectava a necessidade do usuário ao acesso à informação.

Hoje, quando você busca por exemplo “Agência Eskda” ele lista os resultados orgânicos, patrocinados e aqueles que extrai do Google Meu Negócio que foram cadastrados em sua plataforma.

 

Google Meu Negócio - Review

Como o Google Meu Negócio pode ajudar sua empresa?

1. É gratuito

Você não precisa pagar para poder cadastrar sua empresa na ferramenta. Então, se você representa algum negócio local que seja físico, que pode receber pessoas, é uma ótima vantagem para atrair pessoas.

2. Informações importantes que não podem faltar!

Quais informações são cruciais além do nome? São duas: o endereço e o telefone. Estas são as suas digitais no mundo dos negócios locais. Inclusive há um nome específico em inglês para estes três dados — NAP — que significa name, address and phone (nome, endereço e telefone).

Esta sigla representa o sistema que o Google usa para identificar que uma determinada empresa está em algum local, e associa todas as informações àquele endereço.

Se em um site normal, o link é o que determina a autoridade, na busca local, o NAP é a sua impressão digital. Toda vez que seu NAP é mencionado você ganha uma pontuação, ou seja, é a coisa mais forte que você tem em termos de relevância.

3. No que prestar atenção ao informar seus dados?

Confira quais são os primeiros pontos que você tem que prestar atenção ao fornecer suas informações para o Google Meu Negócio:

Cadastre o nome correto!

Por que isso é importante? 

Pode acontecer da sua empresa ter mudado de nome, e quando isso acontece é essencial atualizar o seu nome também no Google Meu Negócio.

Não esqueça de registrar mudanças de endereço

Muitas vezes negócios locais trocam de endereço. Não é sempre uma boa estratégia, mas pode acontecer. E você precisa deixar essa informação atualizada, se não, o usuário vai tentar ir até o local e não vai encontrar você.

Além disso, com o advento do street view os usuários buscam pela foto da fachada do negócio. E se a imagem não condiz com o nome da sua empresa, pode gerar dúvidas no usuário sobre sua existência.

Coloque números de telefone de confiança

Coloque um telefone que uma pessoa possa atender. É essencial colocar um telefone válido e verificar de tempos em tempos se está correto. Um exercício super simples é pesquisar o nome do negócio que você quer otimizar, clicar no número de telefone e discar para ver se realmente toca na empresa correspondente.

4. Informações descritivas

Quando você entra nas informações descritivas, você pode subir imagens, vídeos e outros. Descubra!

Imagens

Restaurantes utilizam muito bem o recurso de imagem, pois podem inserir fotos de cardápio, pratos do estabelecimento interno e etc.

O Google Meu Negócio tem uma série de categorias diferentes para empresas e esta opção é escolhida na hora do cadastro. Dentro da alternativa que escolher terá segmentos de fotos diferentes, como por exemplo, fotos da equipe, da fachada, e etc.

Vídeo

A linha de vídeo é uma parte muito pouco explorada por empresas. Hoje, você pode produzir um simples vídeo em qualquer celular. Se você pode brincar no stories, fazer um vídeo e por no Instagram para ganhar seguidores, é interessante você inserir também na ferramenta do Google. Desta forma, dará uma visão diferenciada para quem for comparar sua empresa e outros lugares.

Outros

Em “outros” você pode ter um cadastro dos serviços prestados pela empresa. Se você faz inbound marketing, por exemplo, poderia descrever esta atividade e falar quanto custa.

Para quem é dono de restaurante, dá para escrever o cardápio inteiro dentro do Google Meu Negócio. Em termos de lojas, há também a possibilidade de cadastrar produtos.

Outras informações interessantes que você pode inserir são as formas de pagamento e horário de funcionamento, que é uma das coisas mais cruciais para negócios locais.

É importante lembrar que estas informações dentro da categoria de “outros” estará disponível dependendo muito do seu negócio. Mas, utilizar estes recursos descritivos vão te dar muitas vantagens na hora da busca. Pois, quanto mais detalhes fornecer, mais informações o usuário terá para conhecer você.

Posts

Um recurso do Google Meu Negócio que foi lançado há pouco tempo no Brasil, mas que já faz sucesso nos Estados Unidos, é os posts. Esta funcionalidade é basicamente uma forma de você publicar conteúdo dentro da ferramenta.

Assim, quando alguém digita, por exemplo, “Agência Eskda” irá aparecer textos no canto direito da tela, também conhecido como knowledge panel (painel do conhecimento).

Nos Estados Unidos, isso tem sido utilizado como forma de expor mais detalhes sobre uma empresa. Um exemplo seria postar promoções e descontos para deixar as pessoas atualizadas quando buscam você no Google.

5. Reviews

Os reviews são realmente fundamentais para que um negócio local cresça nas buscas tradicionais. Hoje, o Google usa o review como um critério de avaliação de seu negócio. Assim, quando mais positivo forem os seus feedbacks, mais chances você tem de aparecer no topo das buscas.

O detalhe é que com a publicidade paga, a busca orgânica foi lá para baixo. Mas quando você tem o seu negócio cadastrado como local, ele fica em uma “caixinha” que tem favorecimento nas buscas.

E como você deve fazer para trabalhar essa parte de reviews? Simplesmente fazendo um bom trabalho! Dentro do Google Meu Negócio há um link que você pode enviar a seus clientes pedindo para que enviem esse feedback.

Então, se você prestou ótimo serviço para alguém, simplesmente encaminhe um e-mail ou WhatsApp pedindo para ela avaliar sua empresa.

É importante reconhecer que esta plataforma do Google é muito poderosa. Afinal, a busca por informações locais é uma crescente realidade. Ainda mais com o advento da busca por voz, que aumenta o número de pessoas consultando onde ficam os negócios mais próximos a elas.

Por isso, se você não estiver bem colocado e avaliado nesta ferramenta, pode estar perdendo uma oportunidade muito grande.

Não se esqueça, as pessoas estão há um clique de você. Por isso, é essencial causar uma boa impressão, seja na busca local, ou ao menos ao abrir o seu site.

Esperamos que esse conteúdo te ajude em suas estratégias! Para mais reviews como este, aproveite e inscreva-se no nosso canal do Youtube.

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