5 fórmulas invencíveis para utilizar em e-mails frios!

PRIMEIRAMENTE, O QUE SÃO E-MAILS FRIOS?

E-mails frios são e-mails que você envia para um destinatário desconhecido. 

Eles são chamados de “frios” porque você não tem um relacionamento com o receptor e, portanto, precisa de um bom e-mail para chamar a atenção dele. 

É por isso que e-mails frios podem ser difíceis – você precisa motivar o destinatário a abrir e ler o seu e-mail, mesmo que ele nunca tenha ouvido falar de você antes. 

Por isso, você precisa ter em mente isso:

incentive o destinatário a abrir o e-mail: o assunto e o primeiro parágrafo devem despertar a curiosidade do destinatário;

seja direto: evite e-mails longos e cheios de floreios; vá direto ao ponto, evite palavras sofisticadas e opte pelas de fácil entendimento; estruture seu e-mail de forma que as frases-chave fiquem em destaque e a leitura mais fluida;

Baseado nesses fatores, eu separei 5 fórmulas inesquecíveis para melhorar o copy dos seus e-mails!

Frio Gif e-mails frios

1. MODELO AIDA

AIDA é um modelo de escrita que é frequentemente usado em publicidade e marketing. 

Significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

O objetivo do AIDA é chamar a atenção do público-alvo, gerar interesse no produto ou serviço anunciado, criar desejo pelo produto ou serviço e motivar o público-alvo a agir, nesta ordem.

A AIDA é uma maneira simples, mas eficaz, de estruturar uma escrita persuasiva. 

Ao seguir esse modelo, os redatores podem garantir que sua mensagem seja clara e concisa e que fale diretamente com as necessidades de seu público.

O modelo AIDA pode ser visto também, como um guia em vez de um modelo rígido. Ele pode ser útil para pensar em cada etapa separadamente na jornada em direção a uma venda!

Fórmula AIDA; ESKDA

Exemplo:

Você está cansado de não bater metas?? (ATENÇÃO)

O e-commerce cresceu 21% e faturou 161 bilhões de reais em 2021 mas… (INTERESSE)

… por que você, especificamente, não consegue vender? (INTERESSE)

Pois bem, a ESKDA é uma agência de marketing que pode diagnosticar e resolver esse problema! (DESEJO)

Se você quiser saber como, basta responder esta mensagem ou entrar em contato neste número (xx) xxxxx-xxxx para marcarmos uma consultoria! (AÇÃO)

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XXXX.

2. FÓRMULA QVC

A fórmula QVC é sigla para:

  • Question (questão)
  • Value Proposition (proposta de valor)
  • Call to Action (chamada para ação).

A ideia por trás do QVC é primeiro capturar a atenção do leitor fazendo uma pergunta que seja relevante para suas necessidades. 

Em seguida, você precisa declarar claramente a proposta de valor do seu produto ou serviço: O que isso fará pelo cliente? 

Por fim, você precisa incluir uma chamada à ação, informando ao leitor o que ele precisa fazer a seguir para aproveitar sua oferta. 

Quando usado corretamente, o QVC pode ser uma fórmula eficaz para escrever textos que convertem muito bem e chamem a atenção inicial necessária para levar o lead a abrir o seu e-mail!

Exemplo:

Você sabia que metade de todas as buscas locais na internet são realizadas em dispositivos móveis? (QUESTÃO)

A ESKDA têm uma equipe especializada em vários ramos do marketing digital que podem ajudá-lo a otimizar todo o seu site para a melhor experiência mobile e desktop! (PROPOSTA DE VALOR)

Não passe vergonha com um site que não consegue proporcionar o melhor em todas as plataformas… 

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3. PROPOSTA BAB

Esse modelo é baseado na mecânica de prova social. A prova social é uma maneira interessante de gerar credibilidade e confiança no seu potencial cliente!

Utilizando estratégias como “antes e depois”, construção de imagem e depoimentos, a prova social pode fazer toda a diferença. 

Nesse caso, a fórmula BAB utiliza o “antes e depois” como tática de convencimento:

1. BEFORE (antes): apresente o problema de quem receberá o e-mail; exiba a situação ruim em que seu potencial cliente se apresenta;

2. AFTER (depois): mostre o problema resolvido; o quanto seria bom se a situação fosse tratada;

3. BRIDGE (ponte): descreva como o seu produto/serviço pode resolver o problema do lead e os levar à situação “depois”.

Assim, com esse modelo, você apresentará uma proposta a partir de uma prova social que tem chances muito maiores de convencer o seu cliente!

Exemplo:

Às vezes bater as metas de vendas pode ficar complicado! A qualificação de leads, o público-alvo ou a estratégia do time de vendas podem apresentar falhas… (ANTES)

Já pensou em poder monitorar tudo isso, detectar falhas de maneira automatizada, simples e eficiente? (DEPOIS)

É simples, uma ferramenta de CRM como a nossa faz tudo isso em um piscar de olhos! (PONTE)

Confira o que podemos oferecer para você aqui! (CTA*)

*Nunca esqueça de colocar uma CTA (call to action ou chamada para ação) em seus e-mails, caso contrário sua mensagem não será clara e não mostrará exatamente o que o seu lead precisa fazer!

4. MODELO PPP

Esse modelo parte da premissa de que todo mundo se sente mais feliz ao receber um elogio! A fórmula PPP, traz uma estrutura que se baseia em três fatores:

  1. PLEASURE (prazer ou elogio): O princípio do prazer é apelar para os sentidos e emoções do leitor. Comece elogiando, fale alguma conquista notória e o parabenize!
  1. PROMISE (promessa ou visualização): Ajude o cliente em potencial a visualizar o seu produto e como ele pode ajudar a empresa a conquistar mais!
  1. PUSH (Empurre ou impulso): Você precisa empurrá-los para agir, dando-lhes um forte apelo à ação. Seja claro e conciso, o que exatamente o cliente precisa fazer para dar o próximo passo?

Ao usar a fórmula PPP, você pode criar uma cópia altamente persuasiva que é difícil para seus leitores resistirem.

Exemplo:

Olá XXXX,

Vi que vocês estão começando a aumentar a sua presença digital nas redes sociais! Parabéns, nós estamos percebendo que esse esforço está gerando resultados… (ELOGIO)

Acredito que todo esse planejamento está demandando muito tempo de você e da sua equipe.

A ESKDA oferece um serviço completo de:

– gestão de redes sociais;
– gestão e construção de site;
– planejamento e compra de mídia;

Tudo isso baseado nos melhores interesses da sua empresa! 

Nós fazemos um diagnóstico completo e identificamos falhas que podemos solucionar em um piscar de olhos! (PROMESSA/VISUALIZAÇÃO)

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XXXXXX.

5. DICA BYAF

Essa é uma das fórmulas de redação que é surpreendentemente muito eficaz e MUITO simples!

A BYAF (But You Are Free), ou “Mas você é livre” em tradução direta é uma fórmula que funciona apresentando primeiro um problema que o leitor pode estar enfrentando e, em seguida, oferecendo uma “solução sem compromisso”. 

Tudo o que você precisa fazer com essa fórmula é colocar, em algum momento do texto, a frase “mas você é livre”.

A fórmula BYAF é uma maneira eficaz de vender um produto ou serviço, aproveitando o medo do leitor de perder. 

Ao oferecer uma solução essencialmente livre de riscos, você pode aumentar a probabilidade de o leitor agir.

Essa dica funciona muito bem, especialmente se combinada com qualquer uma das fórmulas apresentadas anteriormente neste post!

Exemplo:

Olá xxxx,

Observamos que sua empresa está tendo dificuldades para se colocar no mercado!

A ESKDA pode te ajudar em TUDO… Nós podemos nos tornar o time inteiro de marketing do seu negócio!

Com uma equipe especializada, a ESKDA oferece uma grande janela de serviços que cobrem todos os setores necessários para levar sua empresa para o próximo andar…

Se você não tiver interesse ou ainda não está pronto para dar esse passo, não se preocupe! (MAS VOCÊ É LIVRE)

Basta responder esse e-mail a qualquer momento que estaremos prontos para te ajudar!

Att,
Equipe ESKDA.

BÔNUS: +5 FÓRMULAS PARA E-MAILS FRIOS!

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