Você utiliza diferentes abordagens para os seus clientes?
Vamos imaginar um cenário em que você dá de cara com uma pessoa que já conhece a sua marca e uma que não faz ideia do que sua empresa faz.
A questão óbvia é: você abordaria esses clientes da mesma maneira?
Acredito que não né! Pois eles estão em diferentes etapas da Jornada de Compra!
A Jornada de compra é definida pelos passos que o cliente passa até adquirir o seu produto ou solução!
Por isso, hoje eu vou mostrar quais são cada um desses passos e como eles podem ajudar na sua produção de conteúdo e estratégia de vendas!
AS ETAPAS DA JORNADA DE COMPRAS
Como já pontuado anteriormente, a jornada de compras nada mais é do que as atitudes/conclusões que o cliente vai passar até adquirir o seu serviço.
De acordo com Philip Kotler, autor renomado do mundo da comunicação, a jornada de compras se divide em 4 etapas:
- Aprendizado e Descoberta
- Reconhecimento do Problema
- Desenho da Solução
- Avaliação e Compra
Essas etapas são pontuadas por estágios e mentalidades diferentes de clientes que necessitam de abordagens e estratégias específicas de persuasão!
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE TER UMA JORNADA DEFINIDA?
Com uma jornada de compras definida na sua empresa, você tem:
- Insights comportamentais dos seu tipo de cliente;
- Base clara para criação de conteúdo estratégico;
- Facilidade para planejar abordagens;
- Muito mais organização das informações e vendas;
- Melhor desempenho das vendas e marketing;
- Público-alvo bem definido;
- Melhor satisfação do cliente;
1° ETAPA: APRENDIZADO E DESCOBERTA
Nesta etapa o cliente encontra-se na fase em que ainda não está completamente ciente que têm um problema a resolver, ou seja, ele ainda não conhece a solução e nem que precisa dela.
Assim, o objetivo da sua empresa nessa fase é: chamar a atenção!
Gerar interesse é o que vai trazer a sua marca para os holofotes e certificar que o cliente saiba que tem um problema a ser resolvido.
Sua estratégia de conteúdo/comunicação precisa andar nesta linha, ou seja, apresentar as principais dores dos clientes e as soluções que a sua marca pode trazer!
Conteúdos como curiosidades, informativos, perguntas e respostas funcionam muito bem!
Exemplos:
- “Descubra como estabelecer uma jornada de compras pode melhorar a sua produção de conteúdo!”
- “10 coisas que você não sabe sobre marketing empresarial!”
- “5 métodos para aumentar a produtividade da sua empresa!”
2° ETAPA: RECONHECIMENTO DO PROBLEMA
Nessa etapa o cliente está começando a entender que existe um problema a ser resolvido.
Aqui é a chance que a sua empresa tem de formar por completo, a necessidade de compra do lead. Afirmar que o seu produto é necessário e que ele pode ajudá-lo!
É mostrar que o problema é real e que o lead tem uma oportunidade a ser aproveitada!
É crucial que nessa fase você produza conteúdos que respondam às principais dúvidas e objeções do lead.
Exemplos:
- Artigos elaborados;
- Conteúdos no site/blog;
- Vídeos, webinars, PDFs, listas e e-books;
3° ETAPA: DESENHO DA SOLUÇÃO
Nessa fase, o cliente já está ciente do problema e está em busca de soluções!
Aqui, é importante destacar como a sua empresa é a que pode ajudar e como ela é melhor que a concorrência.
Sua comunicação deve ser certeira e mirar em quebrar as principais objeções de vendas. Ela precisa ser informativa e destacar as principais vantagens que sua solução oferece!
Exemplos:
- Campanhas de e-mail marketing;
- Vídeos tutoriais;
- Provas sociais (depoimentos, certificados, diferenciais)
OBS: tente sempre mostrar que a sua solução é melhor que as outras!
4° ETAPA: AVALIAÇÃO E COMPRA
Essa é a última etapa, o que significa que o lead está mais do que pronto para adquirir o seu produto/serviço!
Aqui, você só precisa dar aquele empurrãozinho!
Entre em contato com o lead, ofereça algum tipo de desconto, teste gratuito ou algum brinde! Algo que dê aquele aperto final para a efetuação da compra…
Exemplos:
- 1 semana de teste ou amostras grátis;
- Desconto no plano de assinatura;
- Visita técnica;
- Brindes;
- Consultorias;
CONCLUSÃO
Agora que você sabe sobre as 4 etapas da jornada, não se esqueça de elaborar um funil de vendas e como identificar o seu cliente ideal!
Se você quiser continuar consumindo conteúdos como esse, dê uma olhada nos nossos outros artigos do blog!
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Até a próxima e bons negócios!