Marketing no Carnaval: 5 Dicas para melhorar suas vendas

O carnaval é uma das datas comemorativas mais esperadas do ano no Brasil!

O ritmo de festa, o feriado prolongado e agora, quase no fim da pandemia do Covid-19, contribuem para a tamanha empolgação do evento!

Tenha certeza que nesse feriado, engajamento é difícil faltar…

Por isso, hoje eu separei algumas dicas para você aproveitar ao máximo essa data especial para vender mais!

Festa de Carnaval

1. UTILIZE A ESTRATÉGIA

Apesar do tema geral ser o feriadão de carnaval, escolher temáticas estratégicas para basear as suas campanhas faz toda a diferença!

A internet anda exigindo cada vez mais temáticas mais informativas e interessantes. 

Por isso, conheça seu público e o que ele pede, além de sempre testar quais canais funcionam melhor para a sua empresa (Google, Youtube, Facebook, Instagram, TikTok, assim por diante).

Se você ainda não sabe muito bem do que o seu público gosta mais, faça vários testes! 

Inove em seu conteúdo, rode anúncios pagos com estratégias diferentes. Assim, quando chegar uma data importante você já terá uma base do que fazer.

Perceber as tendências, os memes e, principalmente, os assuntos do momento podem ser um grande potencial de engajamento!

Dança meme carreta furacão

2. OPORTUNIDADE DE ENGAJAMENTO

Como já foi pincelado anteriormente, o feriado de carnaval tem um potencial muito grande pois as pessoas estão muito mais dispostas a engajar com conteúdos da temática.

Por isso, é uma perda muito grande de oportunidade deixar passar a data em branco.

Impulsione suas publicações, faça alguma campanha, por mais simples que seja! Tente de alguma maneira envolver o carnaval no produto que você vende ou no conteúdo que você produz.

O céu é o limite e quanto mais criativo melhor!

De acordo com a Shareablee, 165 milhões de pessoas receberam conteúdos dos maiores patrocinadores sobre o carnaval em 2020, divididos entre Facebook, Instagram e Twitter.

Além disso, dos 650 posts dos mesmos, a média foi de 2.500 ações cada um, gerando um impacto de 1.8 milhões em ações engajadas.

3. INTERATIVIDADE E EXPERIÊNCIA

Batman Pensativo meme experiência interatividade

Às vezes só produzir conteúdo não é o melhor jeito de conseguir um bom resultado.

Pensar na experiência do usuário também é muito importante!

É preciso considerar que a maioria das pessoas que estão comemorando o carnaval estarão fora de casa, no meio da rua.

Por isso, a adaptação e compatibilidade dos seus serviços, conteúdos PRECISAM ser voltadas à plataforma mobile.

Além disso, precisamos considerar o fato da pandemia ainda estar acontecendo e definir estratégias específicas para quem ainda não está saindo de casa!

Outra coisa muito interessante de se fazer é a interatividade entre o público e a campanha!

Desenvolver minigames com pequenas recompensas, QR codes espalhados pelos eventos, promoções limitadas a localização, entre outros, fazem com que as pessoas sintam vontade de participar da brincadeira, ainda mais quando falamos de ganhar coisas!

É como diz o ditado, de graça até injeção na testa!

O ritmo de festa proporciona uma atmosfera muito mais agradável para esse tipo de campanha.

4. ANÚNCIOS PAGOS

Isso não pode deixar de acontecer nunca!

Impulsione suas publicações! Faça com que ela chegue em mais pessoas… 

Reserve sempre um orçamento para isso, assim, você consegue com que mais pessoas cheguem em seus canais e conheçam o seu negócio.

É importante pensar também na segmentação de clientes, ou seja, atingir de maneira mais precisa quem você quer.

Pensar nessas variações já pode ajudar muito:

  • Localização (pessoas que estão mesmo curtindo o Carnaval);
  • Plataforma (qual engaja mais na sua situação?);
  • Dispositivo (se está usando o celular ou outro aparelho);
  • Idade (geralmente pessoas mais velhas não comemoram tanto quando pessoas mais jovens)
  • Capacidade de compra (as regiões já ajudam a definir a média da renda das pessoas)

Essas são só algumas das variáveis que podem influenciar em suas campanhas. Basta organizar muito bem o seu objetivo e o público que quer atingir.

5. RAPIDEZ E AGILIDADE

Todo Poderoso computador teclando agilidade rapidez

É importante considerar a maneira em que os conteúdos na internet estão sendo consumidos.

Como assim?

Não é segredo que com o advento da internet, o imediatismo está se tornando cada vez mais necessário no cotidiano das pessoas.

É preciso fabricar cada vez mais conteúdos enxutos e de boa qualidade. É difícil o consumidor ter a paciência de consumir conteúdos muito extensos e pesados.

Por isso, seja claro, ágil e rápido.

Mostre rapidamente sobre o que você está falando e o que o seu consumidor precisa fazer.

Se for fazer vídeos, opte por conteúdos de no máximo 1 minuto. 

As plataformas como Tik Tok, Instagram Reels e Youtube Shorts estão crescendo muito rapidamente por conta disso!

BÔNUS: CASES DE SUCESSO!

Preparei um bônus aqui de algumas campanhas interessantes de 2020 para inspirar!

UBER

Com a iniciativa de incentivar o respeito mútuo e a consciência de que ocorrem muitos casos de assédio, LBGTQIA+fobia, machismo e brigas, a Uber aproveitou para reforçar sua política de conduta e mandar uma mensagem.

Uber Carnaval Campanha assédio LGBTfobia racismo

AMBEV

Pensando na quantidade de lixo produzidas nos bloquinhos de carnaval, a AMBEV fez uma parceria com 3 órgãos, a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), agência MAP e a Boomerang para limpar as ruas durante o evento e produzir com a coleta, mais de 2 mil lixeiras.

CONCLUSÃO

O carnaval é uma data comemorativa muito importante! Especialmente levando em conta que vai ser o primeiro um pouco menos restritivo em quase 2 anos!

Se você quer consumir mais conteúdos como esse, continue aqui no nosso blog e nos siga nas redes sociais (@eskda.mkt)!

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