Quer conhecer o marketing digital melhor antes de tomar qualquer decisão? Então vamos começar pelas estratégias. Qualquer plano de marketing digital é, normalmente, dividido em etapas: Conhecimento, Exploração, Tomada de Decisão, Compra e Engajamento. Cada uma delas se trata de um comportamento que os consumidores têm em comum durante todo o seu processo de compra. Essa jornada também é conhecida como Funil de Vendas.
É aqui onde o seu público reconhece que possui um problema e começa a procurar uma solução. Nesta etapa é necessária a criação de um plano que irá guiar toda a sua comunicação.
Aqui, é o momento em que é analisado o mercado, seu público alvo e fazer curadoria de conteúdo para ter boas práticas na criação e desenvolvimento de conteúdos inbound marketing.
Após a exploração do conteúdo, vem a parte de tomada de decisão. É a etapa em que é analisada estrategicamente quais temas e conteúdos são mais compatíveis com sua marca e seu público alvo.
Assim que definidos os temas e conteúdos, vem o momento da compra, é onde o seu público alvo toma uma decisão de compra através dos seus conteúdos de inbound marketing.
A compra só é feita quando o público alvo está altamente engajado. Para isso o inbound marketing com conteúdo de valor é extremamente importante, tendo em vista que engajar é fundamental para concluir a compra.
As análises de dados, são ferramentas para aprimorar e guiar as tomadas de decisões da sua empresa, marca ou produto em um determinado mercado atuante. Para entender o que é uma análise de dados, precisamos entender o que são esses dados. Os dados, são informações de extrema importância para a empresa, referente ao consumidor ou aos seus concorrentes. Focando no consumidor, esses dados são informações pessoais do público alvo e servem para você desenvolver estratégias de vendas, de comunicação voltados para construção de branding, ou qualquer outro objetivo que sua empresa tenha em questões de marketing digital. Esses dados precisam ser coletados antes de uma boa análise, logicamente, você precisa de uma base sólida e quantitativa de dados para assim poder compilar e fazer uma análise satisfatória.
Se dados é a nova mina de ouro do século vinte e um, uma boa análise de dados é equivalente à dezenas de minas de diamantes. Tendo em vista que uma análise de dados é extremamente crucial para determinar o futuro da sua empresa, é necessário ter uma boa equipe de BI e inteligência estratégica de planejamento para traçar as próximas ações da sua marca e do seu produto ou serviço, até mesmo do seus futuros lançamentos. Uma análise de dados completa e eficiente, tende a ser cada vez mais eficaz para todo e qualquer mercado. Então investir em bons analistas é crucial para o departamento de inteligência de negócios. Jogar com informações não é uma tarefa fácil, mas é importante entender como coletar dados e assim se prevenir de possíveis ameaças ou até mesmo estar preparado para oportunidades potenciais.
Vamos supor que sua empresa precisa lançar um novo produto, mas seus recursos são pequenos para transformar uma ideia com grande potencial, em realidade. Agora imagine que sua empresa consegue arrecadar recursos para colocar na rua esse produto novo e no dia do lançamento, a comunicação é falha e não atinge as expectativas. A longo prazo seu produto não é reconhecido, não atinge as metas de vendas, não é visto como um bem de consumo com alto valor agrega na percepção de custo x benefício, e muitas outras variáveis que podem acontecer sem uma boa análise de dados e estruturação de um bom plano estratégico de marketing. Para não acabar caindo em furada e ter investimentos feitos de forma precoce sem fundamentos ou base de informação, é necessário adotar um departamento de inteligência de negócios na sua empresa ou então trabalhar em conjunto com uma boa agência de marketing digital, assim como é a Eskda.
As vantagens de ter uma boa análise de dados, é se preparar para traçar os caminhos de acordo com as informações coletadas por landing pages ou outras formas de captação de leads. Ter noção sobre análises SWOT é extremamente eficaz para entender como pode se prevenir de possíveis ameaças no mercado atuante e como enxergar oportunidades em nichos de mercados para assim elevar as formas de ganhos no capital da sua empresa. As vantagens das análises de dados vão além do micro e macro ambiente da sua empresa. Se sustentam também nas estratégias de comunicação voltados para toda a área. Tendo ainda mais força no marketing digital, por conseguir traçar os próximos passos e assim entender quais serão os ganhos retornados sobre o investimento de comunicação.
Quando falamos de análise de dados, é quase impossível não pensar nas ferramentas de coleta de dados e informações como o Google AdWords, Google Tag Manager, Google Analytics, segmentação de dados e relatórios de analytics. Essas ferramentas são do dia a dia do departamento de BI e da equipe de análise de dados. Tendo em vista que essas coletas são através do seu site, de formulários ou até mesmo de curadoria de conteúdo nas mídias sociais, é possível ter uma boa inteligência de marketing para ter decisões assertivas e objetivas com as metas da sua empresa.
O departamento de análise, fica responsável e faz parte de uma agência de marketing digital, como a Eskda. Dentro da agência, essa análise de dados são compartilhadas com os clientes quando necessário, ou fica pela própria agência, com o objetivo de ajudar as outras equipes e departamentos a trabalharem para a melhor estratégia e abordagem de campanhas digitais para o cliente. Quanto mais dados e informações a equipe de planejamento tem em mãos, melhor é a definição das estratégias e táticas e assim a equipe de criação consegue desenvolver uma boa campanha de marketing digital. Visualmente agradável e totalmente funcional com os argumentos publicitários.
Em um processo de maximização de performance a Eskda olha para toda a jornada do cliente, desde a construção do funil de conversão até – e principalmente – as páginas de destino. Através da análise de dados e ferramentas de mercado conseguimos criar experiências e promover melhorias significativas nas taxas que levam ao melhor retorno sobre o investimento.
Temos um time focado em soluções de Web Analytics, desde a implantação de tags, análise de métricas, configurações avançadas, plataformas de visualização, relatórios avançados, etc.
O Google Tag Manager tem grandes diferenciais para manter seu site em perfeito funcionamento. É possível manipular os códigos de monitoramento de maneiras simples e práticas, mas lógico, supervisionado por um especialista do departamento de BI. Com um monitoramento adequado das suas páginas e da sua plataforma, você poderá entender exatamente quais tags e palavras-chaves suas campanhas digitais devem ter
Entendemos que a visualização dos resultados é fundamental para a tomada de decisões e por isso trabalhamos com diversas ferramentas próprias e de mercado para entregar relatórios dinâmicos e painéis em tempo real.