Storytelling: como usar a neurociência para melhorar seu engajamento?

O storytelling é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para melhorar o engajamento. 

Os neurocientistas descobriram que as histórias estimulam diferentes partes do cérebro do que fatos e números, tornando-as mais memoráveis ​​e persuasivas. 

Quando usado corretamente, o storytelling pode ser uma maneira altamente eficaz de envolver o público.

Aqui estão três dicas sobre como usar o storytelling para um melhor engajamento ⏬

1. TORNE-O PESSOAL

A neurociência está começando a revelar como o storytelling afeta o cérebro e por que é tão eficaz na comunicação. 

Os estudos mostram que ouvir ou contar histórias ativa várias áreas do cérebro, incluindo aquelas que são responsáveis pelo movimento, memória e emoções.

Por isso, ao contar uma história, torne-a pessoal. 

Compartilhe algo de sua própria experiência que ressoe com seu público. Isso os ajudará a se conectar com você em um nível mais profundo e a se sentirem mais envolvidos no que você está dizendo.

EXEMPLO: 

Essa propaganda reuniu diversos comentários de um senhor na página do Facebook da marca, que reclamavam de seus anúncios. 

Com base nisso, foi criado um personagem para as novas propagandas da empresa:

2. USE A EMOÇÃO

Histórias que evocam emoções fortes são mais propensas a serem lembradas e compartilhadas. 

Portanto, ao elaborar sua história, tente evocar emoções como felicidade, tristeza, raiva ou medo.

Tentar trazer a empatia e identificação com seu público-alvo também é algo que funciona muito bem!

É mais provável que seu público se envolva com uma história com a qual possa se relacionar. Portanto, tente encontrar histórias que ressoem com eles em um nível pessoal.

Campanhas em datas comemorativas são sempre muito mais propensas a engajamento pois elas tendem a afetar o seu consumidor mais diretamente.

EXEMPLO:

Esse comercial da empresa alemã EDEKA, trouxe, junto com o clima de Natal, os sentimentos de culpa, solidão e acima de tudo, trouxe novamente a importância de ter a família reunida em datas especiais…

3. SIMPLIFIQUE

Não tente enfiar muita informação em sua história. Mantenha-o focado e direto ao ponto. Isso ajudará seu público a entender e lembrar melhor da sua narrativa.

O uso de palavras simples e frases bem construídas faz com que seu público possa captar a mensagem da sua campanha mais facilmente e ainda que não perca a atenção rapidamente!

EXEMPLO:

Simplicidade e Minimalismo; Mehmet Gozetlik
Artista: https://mehmetgozetlik.com/

4. USE RECURSOS VISUAIS FORTES

Histórias com visuais fortes são mais propensas a serem lembradas e compartilhadas. 

Portanto, ao contar uma história, tente incluir imagens, vídeos e animações  que ajudarão seu público a entender e lembrar melhor sua história.

Quando contada da maneira certa, uma história pode ter um impacto profundo e duradouro. 

EXEMPLO:

Pode parecer que essa propaganda da playstation não faça nenhum sentido. E é verdade. Ela não faz….

De acordo com os idealizadores da campanha, o objetivo do comercial era justamente gerar esse impacto, essa confusão, para que a propaganda fique na cabeça, e junto com isso, a associação com o nome da marca!

5. TORNE-O INTERATIVO

Torne sua história interativa fazendo perguntas ao seu público ou envolvendo-o de alguma forma. 

Isso ajudará a mantê-los engajados, reter a atenção e ainda garantir que eles se lembrem de sua história.

Um grande exemplo foi a criação dos filmes interativos pela empresa Netflix. São narrativas baseadas em escolhas em que o espectador dita o rumo da história!

Um ano depois, a empresa apostou em mais uma aventura, dessa vez o com famoso especialista em sobrevivência na selva Bear Grylls:

CONCLUSÃO

As histórias nos ajudam a processar e armazenar informações de maneira mais eficiente. Elas também podem nos ajudar a tomar decisões melhores, já que nos permitem ver o mundo de outra pessoa e entender seus pontos de vista.

Portanto, storytelling é uma técnica muito poderosa que pode ser usada para melhorar o engajamento em diversas áreas da vida, desde a educação até o marketing.

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Até a próxima! ✅🚀

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