Você sabia que você pode ganhar dinheiro fazendo um podcast da sua empresa?
Não só como forma de adsense mas também com várias outras estratégias!
De acordo com a pesquisa da rede Globo em conjunto com o Ibope, no final de 2020 e começo de 2021 (época de pandemia), 57% da população começou a ter o hábito de ouvir programas de áudio!
✅ Embora recente no Brasil, o formato de videocast ou podcast está MUITO em alta e pode apresentar uma ótima oportunidade para crescer a sua audiência e aumentar a renda da sua empresa!
Se liga nas dicas ⏬👀
ADSENSE
Embora não seja a única maneira, o Adsense é um dos métodos mais comuns de se fazer dinheiro com conteúdo na internet.
Mas, o que é isso?
⏩ O adsense não é nada mais do que o dinheiro pago pelos anunciantes da plataforma em que você publica para veicular anúncios no seu canal, ou seja, baseado na quantidade de visualizações, você ganha uma quantidade X de dinheiro.
Esse método funciona muito bem para plataformas como o Youtube, Twitch e Spotify, embora algumas delas não sejam a principal forma de monetização.
OBS: É Importante ressaltar que o dinheiro fabricado com adsense pode demorar a vir, pois depende da quantidade de visualizações do seu podcast e ainda se você já tem quantidade suficiente para se tornar parceiro das plataformas e monetizar o seu conteúdo!
ENTÃO, O QUE MAIS EU POSSO FAZER?
Existem maneiras muito práticas de monetizar o seu podcast além do método tradicional!
✅ Você pode começar pensando em parcerias. Esse tipo de monetização pode entrar em diversas categorias e pode ser usado criativamente.
1. CONVIDADOS
Um dos melhores jeitos de crescer a sua audiência em um podcast é fazer parcerias com pessoas que já tem audiência consolidada, ou seja, influenciadores da área!
Essas parcerias podem trazer pessoas de fora da sua comunidade e ainda gerar maior consciência da sua rede.
Você pode utilizar essa metodologia para fazer permutas e também aparecer nas redes deste convidado.
⏩ Não precisa parar por aí!
Você também pode usar a sua rede como método de monetização, oferecendo pacotes para quem quer crescer a audiência em suas redes, ou seja, oferecer vagas pagas para convidados aparecerem no seu podcast!
2. PARCERIAS PAGAS
É um método muito parecido com o Adsense mas feito diretamente por você, ou seja, oferecer espaços para empresas colocarem a sua marca no podcast!
Isso pode acontecer de diversas maneiras:
- Cenário: logo da marca na TV, nos microfones, na mesa, banners físicos ou digitais da marca ou até fazendo parte integral do cenário e paleta de cores do estúdio.
- QR Code na tela: que traz cupons de desconto ou promoções limitadas.
- Tempo de episódio: pode ser um anúncio da marca/promoções pelo próprio host do podcast ou até um episódio temático patrocinado.
- Brindes: Dar presentes para convidados ou membros da audiência para promover uma marca anunciante.
3. INTERVALO COMERCIAL
Esse método não é muito comum, mas também pode ser uma opção viável, especialmente se o seu podcast é feito ao vivo!
Fazer pequenos intervalos de 30 segundos ou 1 min com vídeos pagos podem ser uma ótima alternativa para monetizar o seu podcast.
4. DOAÇÕES
A maioria das plataformas ao vivo oferecem recursos que possibilitam a audiência a doar dinheiro para você.
A Twitch e o Youtube são os mais conhecidos e você pode utilizar essa ferramenta para introduzir dinâmicas no seu podcast como leitura de mensagens, jogos e brincadeiras com a audiência.
5. INVESTIDORES
Existem podcasts que são completamente financiados por empresas!
Ao alcançar uma grande visibilidade, você poderá receber uma proposta ou também pode levar o seu projeto diretamente para alguma instituição que possa bancar esse projeto antes mesmo de começar.
6. CANAL DE CORTES
Essa prática é muito comum para quem faz um videocast!
Criar um canal separado no Youtube, Tiktok e Instagram e postar pequenos trechos retirados do programa é uma ótima estratégia para alcançar mais pessoas e ainda fazer um dinheirinho extra.
7. PITCH DE VENDAS
Essa tática funciona muito bem especialmente para podcasts que atuam na área de educação e empreendedorismo!
Você pode produzir conteúdos relacionados aos seus produtos tais como cursos, webinars imersões e aproveitar o tempo para vendê-los no seu podcast.
Esse é um formato que está se expandindo e está dando muito certo no Brasil.
8. MERCADORIAS
Uma ótima opção para arrecadar dinheiro é produzir mercadorias relacionadas ao podcast como camisetas, bonés, pôsteres, canecas e até eventos com o público!
Essa é uma grande chance para aumentar a consciência de marca e ainda uma propaganda grátis do seu podcast.
BÔNUS: APLICATIVOS AGREGADORES
Existem alguns aplicativos que podem facilitar a jornada de publicação do seu podcast em diversas plataformas!
Em outras palavras, você pode utilizar uma ferramenta de terceiros para distribuir o seu conteúdo em plataformas de áudio de uma só vez.
Alguns apps que fazem isso são:
CONCLUSÃO
Se você gosta desse tipo de conteúdo e quer consumir mais, é só continuar na nossa página do blog e ainda nos seguir nas redes sociais (@eskda.mkt)