Monetizando o seu podcast | Guia básico da ESKDA

Você sabia que você pode ganhar dinheiro fazendo um podcast da sua empresa?

Não só como forma de adsense mas também com várias outras estratégias!

De acordo com a pesquisa da rede Globo em conjunto com o Ibope, no final de 2020 e começo de 2021 (época de pandemia), 57% da população começou a ter o hábito de ouvir programas de áudio!

✅ Embora recente no Brasil, o formato de videocast ou podcast está MUITO em alta e pode apresentar uma ótima oportunidade para crescer a sua audiência e aumentar a renda da sua empresa!

Se liga nas dicas ⏬👀

La Casa de Papel; Dinheiro; Podcast; Informação;

ADSENSE

Embora não seja a única maneira, o Adsense é um dos métodos mais comuns de se fazer dinheiro com conteúdo na internet.

Mas, o que é isso?

⏩ O adsense não é nada mais do que o dinheiro pago pelos anunciantes da plataforma em que você publica para veicular anúncios no seu canal, ou seja, baseado na quantidade de visualizações, você ganha uma quantidade X de dinheiro.

Esse método funciona muito bem para plataformas como o Youtube, Twitch e Spotify, embora algumas delas não sejam a principal forma de monetização.

OBS: É Importante ressaltar que o dinheiro fabricado com adsense pode demorar a vir, pois depende da quantidade de visualizações do seu podcast e ainda se você já tem quantidade suficiente para se tornar parceiro das plataformas e monetizar o seu conteúdo!

ENTÃO, O QUE MAIS EU POSSO FAZER?

Existem maneiras muito práticas de monetizar o seu podcast além do método tradicional!

✅ Você pode começar pensando em parcerias. Esse tipo de monetização pode entrar em diversas categorias e pode ser usado criativamente.

1. CONVIDADOS

Um dos melhores jeitos de crescer a sua audiência em um podcast é fazer parcerias com pessoas que já tem audiência consolidada, ou seja, influenciadores da área!

Essas parcerias podem trazer pessoas de fora da sua comunidade e ainda gerar maior consciência da sua rede.

Você pode utilizar essa metodologia para fazer permutas e também aparecer nas redes deste convidado.

⏩ Não precisa parar por aí!

Você também pode usar a sua rede como método de monetização, oferecendo pacotes para quem quer crescer a audiência em suas redes, ou seja, oferecer vagas pagas para convidados aparecerem no seu podcast!

2. PARCERIAS PAGAS

É um método muito parecido com o Adsense mas feito diretamente por você, ou seja, oferecer espaços para empresas colocarem a sua marca no podcast!

Isso pode acontecer de diversas maneiras:

  • Cenário: logo da marca na TV, nos microfones, na mesa, banners físicos ou digitais da marca ou até fazendo parte integral do cenário e paleta de cores do estúdio.
  • QR Code na tela: que traz cupons de desconto ou promoções limitadas.
  • Tempo de episódio: pode ser um anúncio da marca/promoções pelo próprio host do podcast ou até um episódio temático patrocinado.
  • Brindes: Dar presentes para convidados ou membros da audiência para promover uma marca anunciante.
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3. INTERVALO COMERCIAL

Esse método não é muito comum, mas também pode ser uma opção viável, especialmente se o seu podcast é feito ao vivo!

Fazer pequenos intervalos de 30 segundos ou 1 min com vídeos pagos podem ser uma ótima alternativa para monetizar o seu podcast.

4. DOAÇÕES

A maioria das plataformas ao vivo oferecem recursos que possibilitam a audiência a doar dinheiro para você.

A Twitch e o Youtube são os mais conhecidos e você pode utilizar essa ferramenta para introduzir dinâmicas no seu podcast como leitura de mensagens, jogos e brincadeiras com a audiência.

5. INVESTIDORES

Existem podcasts que são completamente financiados por empresas!

Ao alcançar uma grande visibilidade, você poderá receber uma proposta ou também pode levar o seu projeto diretamente para alguma instituição que possa bancar esse projeto antes mesmo de começar.

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6. CANAL DE CORTES

Essa prática é muito comum para quem faz um videocast!

Criar um canal separado no Youtube, Tiktok e Instagram e postar pequenos trechos retirados do programa é uma ótima estratégia para alcançar mais pessoas e ainda fazer um dinheirinho extra.

7. PITCH DE VENDAS

Essa tática funciona muito bem especialmente para podcasts que atuam na área de educação e empreendedorismo!

Você pode produzir conteúdos relacionados aos seus produtos tais como cursos, webinars imersões e aproveitar o tempo para vendê-los no seu podcast.

Esse é um formato que está se expandindo e está dando muito certo no Brasil.

8. MERCADORIAS

Uma ótima opção para arrecadar dinheiro é produzir mercadorias relacionadas ao podcast como camisetas, bonés, pôsteres, canecas e até eventos com o público!

Essa é uma grande chance para aumentar a consciência de marca e ainda uma propaganda grátis do seu podcast.

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BÔNUS: APLICATIVOS AGREGADORES

Existem alguns aplicativos que podem facilitar a jornada de publicação do seu podcast em diversas plataformas!

Em outras palavras, você pode utilizar uma ferramenta de terceiros para distribuir o seu conteúdo em plataformas de áudio de uma só vez.

Alguns apps que fazem isso são:

CONCLUSÃO

Se você gosta desse tipo de conteúdo e quer consumir mais, é só continuar na nossa página do blog e ainda nos seguir nas redes sociais (@eskda.mkt)

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