Growth Hacking: Venda mais em menos tempo!

Melhorar a produtividade, qualidade e quantidade de vendas do seu negócio é um tanto quanto complicado e requer muito esforço.

Porém, existem várias técnicas para acelerar ou facilitar esse processo!

⏩ No post de hoje nós falaremos sobre o Growth Hacking, um método perfeito para quem precisa melhorar sua organização e aumentar as suas vendas.

Jim Carrey; Rapidez; Growth Hacking;

O QUE É GROWTH HACKING?

O Growth Hacking parte do “método científico” como estrutura, ou seja, é baseado na observação, identificação do problema, formulação de soluções e testes, muitos testes!

Basicamente, o Growth Hacking olha para os processos e os organiza de forma cíclica, fazendo com que tudo o que acontece na sua empresa possa ser testado, retestado e aplicado aos demais, caso dê muito certo!

Embora o growth hacking possa ser usado por empresas de todos os tamanhos, ele é particularmente adequado para startups que precisam escalar rapidamente suas operações. 

Em muitos casos, o growth hacking pode ajudar uma startup a alcançar um crescimento significativo enquanto opera com um orçamento limitado. 

Alguns de seus benefícios podem ser:

  • É extremamente rápido;
  • Tem baixo risco de aplicação;
  • Maior foco em resultados;
  • Baseado em testes, tem mais precisão;
  • Identificação mais fácil de problemas;

Growth Marketing

Dentro dessa metodologia, é importante falarmos sobre o Growth Marketing, que tem uma abordagem muito mais ampla do que o marketing digital!

Se sua empresa quer investir em marketing e vendas, o Growth Marketing pode ser uma ótima oportunidade.

⏩ Mas qual a diferença entre Growth Marketing e Marketing Digital?

MARKETING DIGITALGROWTH MARKETING
Foca na aquisição e ativação do clienteFoca no funil completo
Faz de tudo para adquirir o cliente mas não olha para as etapas seguintesContempla a pós-venda como etapa importantíssima
Funil de Growth Hacking

A verdade é que as empresas estão enfrentando novos desafios modernos: retenção de público, experiência do consumidor e canais de distribuição saturados!

As técnicas Growth vem para solucionar esse problema ao focar na dinâmica de testes e experiência tanto dos funcionários, quanto do consumidor!

ETAPAS ANTERIORES: ICP

IMPORTANTE: O Growth Hacking depende diretamente do seu perfil de cliente ideal, ICP.

Isso porque, as campanhas de marketing e vendas precisam atingir o público que vai comprar e precisar do seu produto ou serviço!

Além disso, essas pessoas poderão continuar comprando com recorrência e são uma ótima oportunidade para investir em fidelização gastando menos.

✅ Mas como posso descobrir meu ICP?

Nós temos um post aqui no nosso blog falando tudo sobre isso: Construa seu ICP

Jim Carrey; ICP; Procurando; Deifinir;

Se a sua empresa não se encaixa nos casos mais recorrentes, você ainda pode descobrir seu cliente ideal a partir da análise da concorrência, ou seja, entender melhor como são os clientes de empresas similares a sua.

Alguns aplicativos/ferramentas que podem ajudar nessa busca são:

O CICLO DO GROWTH HACKING

A aplicação da metodologia de Growth Hacking é muito fácil, pois faz parte de um ciclo de 8 etapas, muito parecido com a aplicação de metodologias ágeis:

  1. Encontrando o problema: Nessa etapa, você deve encontrar o problema/tarefa que a sua empresa quer resolver, podendo ser uma demanda de design, campanha, ou até a idealização de um software ou anúncios.
  1. Definindo metas: Agora é a hora de entender o objetivo final da sua tarefa e defini-las em metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizadas) para chegar lá! Ex: Queremos aumentar a nossa taxa de conversão de 3% para 6% em 2 semanas.
  1. Brainstorming: O terceiro passo é conversar com a equipe para elaborar hipóteses/soluções que farão a sua empresa atingir as metas estabelecidas. Essa é a hora de deixar a criatividade fluir e listar o máximo de ideias possíveis!
  1. Definindo prioridades: Essa é a hora de pegar a lista de brainstorming e organizá-la de maneira que o seu time saiba o que é mais importante fazer primeiro e assim por diante. Você pode medir o nível de importância considerando variáveis como facilidade de execução, chance de sucesso e impacto no objetivo final.
  1. Testes MTV: Esse tipo de testagem é conhecido como Mínimo Teste Viável (MTV) que parte da simples ideia: testar as hipóteses de maneira com que você não tenha muito trabalho se ela não funcionar. Em outras palavras, você aplicará as hipótese em um estado funcional mas ainda não finalizado para um número reduzido de pessoas a fim de coletar dados de teste.
  1. Análise de dados: Agora é simples, basta reunir os dados dos testes feitos na etapa anterior para entender se eles funcionaram ou não, ou seja, se valem a pena ser aplicados para sempre ou se não fazem diferença suficiente para demandar mais trabalho dos seus times.
  1. Sistematização: Essa é a etapa focada em realmente desenvolver as soluções para aplicação definitiva da campanha, anúncio, funcionalidade, design entre outros.
  1. Aplicação: Por fim, essa é a etapa de aplicação da solução em busca dos objetivos iniciais. A próxima etapa é voltar à busca de problemas a serem resolvidos!
Ciclo; Jim Carrey; Growth Hacking;

FAÇA TESTES O TEMPO TODO

A metodologia do Growth Hacking depende de algo muito importante: a cultura de experimentação de uma empresa!

As maiores StartUps unicórnios do Brasil e do mundo funcionam assim e, não somente elas, mas empresas como Google e Amazon também constroem suas soluções com base nesse pensamento.

Em uma cultura de experimentação, dependendo do tamanho da sua empresa, o ideal é fazer pequenos testes e implementações em potencial (como novas linhas de conteúdos, funcionalidades no site ou app, novos formatos de anúncio etc.) várias vezes no mês!

✅ Existem empresas que fazem mais de 1.000 testes mensais!

Alguns fatores que podem ajudar na construção dessa cultura são:

  • Ideias partindo principalmente da liderança, o que ajuda a mostrar que os superiores estão dispostos a ouvir sugestões.
  • Registrar os experimentos a fim de reter aprendizados com erros.
  • Rapidez dos processos e implementação é elemento fundamental ao Growth.

LIVROS QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE LER

Por fim, fiz uma seleção de alguns livros que podem ajudar você e sua empresa a adotar essa metodologia de maneira didática e interessante!

StartUp Enxuta – Eric Ries

Escrito por Eric Ries, o livro fala tudo sobre como os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas.

Você pode encontrar lá um plano desenhado pelo autor de como cada um pode executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto!

Se você não gosta muito de ler ou não tem muito tempo, aqui está uma resenha de 5 minutos feita pelo canal Pipelearn:

Receita Previsível – Aaron Ross e Marylou Tyler

Receita Previsível é uma provocação a empresas, gestores, empreendedores e todos aqueles que lidam com vendas, para que saiam da posição de vítimas passivas da demanda de mercado e passem a protagonistas dos resultados.

Esse livro te ensinará a aplicar a metodologia outbound Cold Calling 2.0 para parar de perder dinheiro com prospecções ineficazes e gerar resultados de verdade.

CONCLUSÃO

Agora você acha que pode aplicar essa metodologia na sua empresa?

Fica aí o desafio de fazer pelo menos 1 teste por mês para tentar inovar e resolver problemas mais rapidamente!

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Bons negócios! 📈😉

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