O que é e por que usar o Google Meu Negócio?

O “Google Meu Negócio” é uma ferramenta gratuita do Google que permite que os empresários tenham controle sobre como as informações do seu negócio aparecem em buscas e pesquisas. Separei as informações mais importantes sobre esse serviço, vem comigo para entender tudo!

Mas, porque eu deveria usar? 

Imagine que você tem uma padaria, é importante que todos saibam que horas você trabalha e qual seu endereço. Com um perfil atualizado, toda vez que alguém procurar por uma padaria na cidade, a sua pode aparecer na lateral direita com todas as informações necessárias.

É possível abrir a localização no Maps, mandar uma mensagem, entrar no site, verificar horário de funcionamento, comentários de outros usuários e ainda ver algumas fotos do local. Isso tudo faz com que em apenas uma pesquisa, o usuário tenha um panorama da sua empresa e todas as informações necessárias para entrar em contato com você.  

Além de todas as informações que você pode adicionar no seu perfil, o Google Meu Negócio também é importante porque cria um canal direto com os consumidores ou clientes. Abaixo das informações sobre o estabelecimento, os usuários têm a opção de deixar comentários e uma avaliação de 0 a 5 estrelas. Além disso, há uma área de perguntas, onde qualquer pessoa pode fazer ou responder uma pergunta a respeito da sua empresa, ou serviços oferecidos. 

É muito importante lembrar que esse serviço é essencial para quem tem loja física, mas também para todos os negócios digitais. Porque, o mais importante é que todas as pessoas que pesquisam serviços ou produtos parecidos com o seu, sejam redirecionados para a sua empresa. 

Principais Benefícios do Google Meu Negócio

  • Completamente Gratuito com a opção de promover sua empresa nas buscas.
  • Ótima estratégia de SEO.
  • Um painel completo de analytics.
  • Comentários de clientes.
  • Opção de responder perguntas sobre seu negócio. 

Não esqueça das imagens! 

Mesmo se tratando de um e-commerce, por exemplo, é importante que no seu perfil estejam algumas imagens. Você pode colocar algumas artes apresentando sua empresa, fotos de produtos ou os serviços que você presta. O importante é que, ao ver aquelas imagens, o usuário perceba que se trata de uma empresa real e séria.

No caso de uma empresa com um endereço fixo e aberto ao público, as imagens se tornam ainda mais relevantes. É a partir delas que você ajuda as pessoas a encontrarem você, mostrar seu espaço e mais uma vez, passar o profissionalismo que o local possui. 

Por exemplo, aqui na ESKDA, nós colocamos fotos que mostram nossa estrutura física, a fachada do prédio e também nossa identidade visual, para que seja fácil de reconhecer para quem passa por aqui ou procura a gente em outros canais. 

Cases de Sucesso

Nada melhor para explicar um serviço do que com um bom exemplo de utilização.

Abaixo estão listados os 4 tópicos que representam uma boa presença no Google meu Negócio da Aldo Solar e da Cípria Ervas e Especiarias, que você pode usar na sua empresa também:

  1. Ótimas fotos
Imagens do perfil da Aldo Solar

Como já conversamos antes, ter fotos boas da sua empresa é essencial para o Google Meu Negócio, nesse caso da Aldo Solar podemos ver que as imagens deixam claro algumas informações sobre a empresa. Fica claro que é uma empresa grande, que tem uma estrutura enorme e muito estoque. As imagens também deixam claro que é uma empresa moderna, com uma equipe grande e muito profissionalismo. 

  1. Responder Comentários e perguntas
Comentários do perfil da Cípria Ervas

A Aldo Solar tem quase 4 mil comentários e eles sempre respondem todos eles! Mas isso se aplica para empresas de todos os tamanhos, olha só a Cípria, todas as avaliações têm uma resposta, mesmo que eles tenham apenas 161 comentários.  Isso mostra para o cliente que você se interessa pela opinião dele. Os comentários são importantes porque mostram a credibilidade da sua empresa e também seu atendimento ao cliente. Mas é importante lembrar que as respostas não podem ser genéricas, não adianta colar sempre a mesma resposta. O legal é mostrar consideração pelo comentário do cliente. Isso serve também para as perguntas, esteja sempre atento e responda da melhor forma possível.

  1. Manter o Perfil atualizado

As informações mais importantes do seu negócio, precisam sempre ser atualizadas. Principalmente o endereço, telefone, email e horário de funcionamento. É essencial que seus clientes consigam entrar em contato com você. Além disso, você tem a opção de adicionar produtos e preços, isso mantém seu cliente informado quanto a promoções e também ajuda o Google a te recomendar no Google Shopping, quando alguém procurar um produto parecido com o seu. 

  1. Usar postagens do Google Meu Negócio. 
Postagens do perfil Aldo Solar

Essa é uma outra maneira de manter seu perfil atualizado, nesta ferramenta de postagens você pode adicionar fotos, vídeos, textos ou eventos. Esses posts ficam disponíveis para seu público e podem ser boas formas de divulgar promoções, eventos que você gerencia, ou notícias sobre sua empresa. 

Como configurar o Google Meu Negócio?

Para criar um perfil no Google Meu Negócio é bem simples, e eu dividi tudo em 4 passos:

  1. Vá para a página inicial do serviço nesse link: https://www.google.com/business/
  2. Clique em Gerenciar Agora e crie uma conta no Google, ou use uma já existente. 
  3. Coloque o nome da sua empresa e complete todas as informações pedidas. Lembre-se que é importante colocar o máximo de informações possível, para que o Google possa identificar a relevância do seu negócio em várias pesquisas diferentes.
  4. Por último, você confirma todos os dados de vínculo com a empresa e escolhe uma das formas de verificação. Sua empresa só aparecerá nas buscas quando sua conta já estiver verificada.

Conclusão

Resumindo, o Google Meu Negócio é uma ferramenta imprescindível para qualquer empresário, e é importante ter essa representação verificada do Google, que traz mais autoridade para sua marca e também aproxima os clientes dos seus serviços. 

Já tem um perfil nessa ferramenta do Google? Ficou com alguma dúvida? Comente nas nossas redes sociais da ESKDA!  

Se quiser continuar acompanhando notícias, análises e tudo sobre marketing, não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar tudo aqui no blog

A gente se vê na próxima! 

Recomendados para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

pt_BRPortuguese