Social Selling: o que é e como fazer! | Guia básico da ESKDA

O atual cenário de consumo mudou. 

Antes, o consumidor tinha poucas opções na hora de comprar e os vendedores eram os únicos responsáveis por fechar a venda.

Hoje em dia, o cliente tem acesso a informação sobre produtos e serviços de todo o mundo, tornando-se mais exigente. 

Para vencer essa concorrência, é necessário utilizar novas técnicas de vendas. Uma delas é o social selling. 

Confira neste post como ele funciona e saiba como implementá-lo na sua empresa!

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UM POUCO SOBRE SOCIAL SELLING

Social selling é o ato de vender produtos ou serviços através das redes sociais. 

Isso pode incluir qualquer coisa, desde o uso do Twitter para se conectar com potenciais clientes até a publicação de blog posts sobre um determinado tópico para estabelecer a si mesmo como uma autoridade no setor. 

No entanto, o termo geralmente se refere especificamente às estratégias utilizadas pelas empresas para vender produtos ou serviços diretamente aos clientes através das redes sociais. 

Isso pode incluir tudo, desde ofertas promocionais exclusivas para seguidores nas redes sociais até a criação de grupos fechados no Facebook onde os clientes potenciais podem interagir diretamente com os vendedores. 

Social selling pode ser extremamente eficaz quando bem executado, pois permite que as empresas criem relacionamentos mais próximos com os seus clientes e potenciais clientes. 

Além disso, as estratégias de social selling podem ajudar as empresas a economizar dinheiro, já que elas não precisam investir em anúncios caros para chamar a atenção dos clientes. 

OBS: É importante notar que a social selling requer tempo e esforço para funcionar corretamente. É preciso estabelecer uma presença online forte e consistente, e desenvolver uma boa estratégia de social selling antes de começar a ver os resultados.

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COMO CONSTRUIR UMA ESTRATÉGIA SOCIAL SELLING?

Existem alguns passos que podem ser tomados para construir uma estratégia de Social Selling efetiva.

Para isso, você precisa ter em mente alguns fatores:

  • Qual o posicionamento da sua marca?
  • Como você quer se comunicar com seus clientes?
  • Qual o seu ICP (perfil de cliente ideal)?

1.RELACIONAMENTO

É de suma importância definir o tipo de relacionamento que você quer ter com o seu público! 

Assim, você consegue estreitar as relações, adquirir confiança e ganhar autoridade no assunto.

Além disso, você define como a sua empresa se posiciona em assuntos do mercado, como a sua comunicação será feita e ainda o quão importante vai ser a sua influência sob os clientes que te seguem nas redes…

2. QUALIDADE

Outro fator importante é a qualidade do seu conteúdo!

É fato que sua eficiência no Social Selling será proporcional à qualidade da sua estratégia de comunicação.

Trazer conteúdos que agregam valor à sua marca/produto ou serviço é essencial, tanto para informar seu público sobre as novidades quanto para ganhar autoridade no mercado.

Elaborar um cronograma de conteúdo é uma estratégia essencial para manter suas redes atualizadas, sempre ativas e ainda com uma frequência aceitável.

3. ATENDIMENTO

Uma mecânica importante para todo cliente é sentir que está sendo tratado como exclusivo.

Evite atendimentos mecanizados ou mensagens que pareçam automatizadas!

Se possível, tenha alguém na equipe só para fazer a gestão das redes sociais que possa responder comentários, tirar dúvidas e conversar com naturalidade e eficiência.

Assim, você torna seu atendimento mais humanizado e consequentemente, melhora a sua estratégia de vendas online.

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4. INFORMAÇÃO

É essencial saber que não basta apenas produzir conteúdo de qualidade mas, também, trazer informações importantes para os seus seguidores!

Tente ser o mais educativo possível nas redes.

Você pode fazer isso:

  • Fazendo vídeos tutoriais sobre os produtos/serviços;
  • Criando e nutrindo um blog sobre os assuntos interessantes do mercado;
  • Explicando como funciona o seu produto;
  • Dando dicas de como melhor utilizar a sua solução;
  • Tirando todas as dúvidas que surgirem ao decorrer da evolução do seu produto;

Assim, você consegue estreitar a relação com seus clientes e ainda evitar desinformação sobre a sua marca e soluções.

CONCLUSÃO

É importante saber que a estratégia de Social Selling não necessariamente é feita para vender ativamente mas, para iniciar a jornada do consumidor até a compra efetiva da sua solução!

Se você quiser saber mais sobre como isso funciona, nós temos alguns posts aqui no blog que podem te ajudar!

1️⃣ DESCUBRA COMO QUALIFICAR SEUS LEADS | GUIA COMPLETO DA ESKDA

2️⃣ FUNIL DE VENDAS | O QUE É E COMO FUNCIONA

Se você quer consumir conteúdos mais rápidos, é só acessar as nossas redes sociais (@eskda.mkt)!

Até a próxima e bons negócios!

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